Romances entre idosos dificilmente são retratados nas novelas, cinema ou séries com erotismo e paixão. Inclusive, muitos casais de meia idade também são mostrados com relações monótonas, especialmente quando o assunto é sexo.
No entanto, casais idosos saudáveis da vida real podem ser bem diferentes de esse estereótipo. Muitos deles valorizam a intimidade e o prazer de buscar ainda mais satisfação sexual.
Confira quatro coisas que devemos aprender com esses casais em termos de sexo, segundo o Ph.D em psicologia Barry W. McCarthy:
- Satisfação
Os casais mais velhos podem ensinar os casais jovens o valor que cada pessoa tem e que sua “voz sexual” deve ser ouvida, trabalhando juntos como uma equipe. Este prazer compartilhado faz com que as experiências sexuais tenham mais valor.
- Mais criatividade
É possível desfrutar da sexualidade aos 60, 70 e 80 anos. A sexualidade erótica tem a ver com diversão, criatividade, mistério, imprevisibilidade e a sensação de vitalidade individual e do casal.
Cada casal desenvolve seu estilo erótico único. A chave para o erotismo é liberdade e escolha para assumir riscos emocionais e sexuais com seu parceiro íntimo.
- Experiências negativas podem não ser tão negativas assim
Um casal íntimo e vital ri ou ignora experiências sexuais negativas enquanto casais mais jovens podem se sentir em pânico, pedir desculpas e insistir para compensar a experiência negativa.
- Mais qualidade
Outra chave que os casais mais velhos podem ensinar os casais jovens é valorizar a intimidade, o prazer, o erotismo e o bom sexo em vez de ver quantidade como um teste de desempenho que precisa ser vencido.