A Apple apresentou nesta quarta-feira (4) o Apple Pay, aplicativo que permite aos usuários de iPhone, Apple Watch, iPad e Macbook Pro pagarem suas compras sem a necessidade de dinheiro ou cartão débito ou crédito. Tudo é feito por meio do app.
O aplicativo, que já existia em outros países, agora está disponível na Apple Store aqui do Brasil e pode ser baixado por proprietário do iPhone 6 em diante.
Nestes primeiros 90 dias de funcionamento, o Apple Pay poderá ser usado por quem tem conta no banco Itaú, na função débito, ou para quem tem cartões os Itaucard, sejam de bandeira Visa ou Credicard.
O Brasil é o primeiro país da América Latina a receber o serviço. Segundo a Apple, a escolha se justifica pelo volume de transações financeiras e de consumo, tanto no mercado virtual quanto nas lojas físicas.
:quality(70)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/metroworldnews/3TLTUMHALRFIXHBCVWSZ3VUZIY.jpg)
Segurança
As compras, tanto na loja física quanto na internet, são autenticadas pelo Face ID, ou pelo reconhecimento digital. No caso dos Macbook Pro, o campo para pagamento via Apple Pay vai aparecer apenas quando o acesso for feito pelo Safari.
Outro fator importante, de acordo com a Apple, é que nem o aplicativo e nem a própria empresa armazenam informações do cliente. Todo o relatório de compras é enviado para a operadora do cartão, ou para o banco.
Por este motivo, inclusive, é que os eventuais pagamentos em duplicidade por problemas de conexão das máquinas, ou qualquer dúvidas sobre cobranças, devem ser tiradas pelo banco ou a operadora do cartão de crédito, segundo orientação da Apple.
Free
O aplicativo pode ser baixado gratuitamente pelos usuários e não haverá qualquer cobrança para os lojistas habilitarem suas maquininhas, desde que disponham de tecnologia NFC (pagamento por proximidade). Basta entrar em contato com Apple e se cadastrar.
Opinião
O aplicativo foi testado em duas lojas físicas e em três virtuais e se mostrou bastante confiável, inclusive eliminando etapas de cadastramento do cliente, no caso das compras virtuais.
A velocidade com que a transação foi feita, mais rápida do que com cartões convencionais, também foi espantosa, exigindo até uma dose extra de atenção para poder fotografar o processo.
Ah. Sim, dá para deixar seu CPF memorizado no Apple Pay para pedir a nota fiscal eletrônica.
Para saber mais acesse o site da Apple: https://www.apple.com/br/apple-pay/
Até no ônibus
Para você que mora em São Paulo, o «Apple Pay» também pode ser usado para recarregar o Bilhete Único, sem a necessidade de usar uma das máquinas de recarga. Basta instalar o app «Recarga Pay» e seguir as instruções e escolher o aplicativo da Apple como forma de pagamento.