Estilo de Vida

Ceia brasileira com charme, sabor e desperdício zero

É uma data cercada de tradições, mas podemos pensar em aproveitar cada pedacinho de todos os ingredientes e reformar o que sobrar para o dia seguinte. Feio é desperdiçar comida!

André Porto/Metro

É um desafio encontrar algum especial de Natal em jornais ou revistas com a participação de Alex Atala. E não é que o chef seja ranzinza como o Grinch, ou melancólico como o Charlie Brown. Não mesmo. Ele gosta da data e tem boas recordações da infância, quando a mãe preparava uma ceia bem simples, na qual era servido peru recheado com pão, creme de leite, temperos e frutas secas, “com gostinho de comida de mãe”, ele diz.

ANÚNCIO

Mas, a próxima lembrança que vem à sua mente talvez já fosse um embrião de uma das principais bandeiras que  Atala empunha atualmente. “O mais divertido e talvez uma das minhas maiores lembranças é o que a gente fazia no dia seguinte. Pegava a carcaça do frango com os restinhos da assadeira e mais algumas coisinhas e fazia um caldão, uma sopa. Memória de infância que eu não vou esquecer nunca na vida.”

 

Recomendados

Ceia Natal

Peixe na couve no vapor com farofa de talos

Por Raul Godoy

Rendimento: 2 pessoas

Ingredientes

– 2 filés de peixe (tambaqui ou pargo) de 180g cada

– 4 folhas de couve-manteiga

– Salsinha e cebolinha (a gosto)

– Coentro (a gosto)

– 1 cebola pequena

– 1 dente de alho

– 1 xícara (chá) de farinha de milho flocada

– ½  limão

– Açúcar

– Farinha de trigo

– Sal

– Pimenta-do-reino branca

Modo de preparo

Separe as raízes da cebolinha e do coentro. Separe os talos e as folhas da couve, do coentro e da salsinha. Reserve.

Pique os talos de coentro, salsinha e couve. Tome cuidado para manter as folhas de couve intactas, pois serão usadas para enrolar o peixe.

Coloque a farinha de milho em uma fôrma e coloque no forno por 10 minutos, a 180ºC, mexendo a cada 2 minutos, até que fique bem crocante.

Na manteiga, refogue a cebola e os talos, até estarem bem macios. Acrescente o alho e cozinhe até começar a dourar. Acrescente a farinha e mexa o suficiente para misturar tudo, mas com cuidado para não quebrar os flocos da farinha. Finalize com as folhas de salsinha, coentro e cebolinha.

Tempere os filés de peixe com sal e pimenta-do-reino branca. Enrole os peixes nas folhas de couve (2 folhas para cada filé).

Coloque os filés em uma panela para cozinhar no vapor de 10 a 15 minutos, até o peixe estar cozido.

Corte o limão em gomos, salpique-o com açúcar e doure em uma frigideira seca bem quente, até estar bem dourado.

Passe um pouco de farinha nas raízes de coentro e cebolinha. Frite em óleo quente até que fiquem douradas.

Monte a farofa com o peixe no prato e decore com o limão tostado e as raízes fritas.


Quando menos é mais

Nada de traumas, então por que Atala não participa de editoriais sobre perus assados, sobremesas com nozes e passas e toda a comilança que tradicionalmente vemos com os olhos, a boca e a barriga cheiaaaaaa no Natal? A questão é coerência com os próprios conceitos. “ É importante lembrar que o Natal é um hábito europeu, muito pensando no inverno de lá. Frutas secas e carnes gordas, por exemplo, fazem parte de uma dieta natalina no inverno da Europa”, diz o chef. Então nada de peru e pernil na sua ceia? Isso mesmo, há muitos anos ele passa o Natal com a família, na casa da irmã, na Bahia. Lá, preparam um peixe fresco com bastante salada. “Sempre pensando em não jogar nada fora, aproveitando cada pedaço do ingrediente, com muito charme e de forma deliciosa.” Vamos tentar?

Brownie Bio

Por: Alex Atala e Platinni Vieira

Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes

– 5 ovos

– 180 g de açúcar demerara

– 180 g de açúcar mascavo

– 110 g de cacau 50%

– 50 g de cacau 100%

– 200 g de farinha de arroz negro

– 210 g de óleo de coco

– 150 g de castanha-do-pará

– pitada de sal

Modo de preparo

Em um recipiente, junte todos os ingredientes secos. Em seguida, adicione os demais ingredientes e misture até ficar homogêneo. Despeje a mistura em uma forma média untada. Asse em forno a 160ºC por 20 minutos.


Você consegue

E quem não é chef, consegue também? Seguindo as orientações e as receitas do chef e equipe do Bio, mais novo restaurante de Atala, que preza por despertar a consciência do consumo e o aproveitamento máximo dos ingredientes, aprendemos que é possível fazer uma boa farofa com tudo o que seria descartado dos temperos utilizados nas outras preparações. “Os talos e as raízes de alho-poró, cebolinha e coentro podem ser usados para preparar uma farofa com sabor especial, ideal para também acompanhar o pernil de Natal”, ensina o chef.

Nessa história, as “frutas feias” também têm seu papel, e podem virar geleias lindas e deliciosas para cobertura de bolos e tortas. “Todas essas ações fazem parte de um necessário esforço coletivo para minimizar o desperdício de alimentos”, diz Atala. E, ainda, o bolso agradece.

Vamos aqui dar uma sugestão de pratos mais leves e com essa pegada de desperdício zero. Gostoso para esse calorão que faz no Natal no Brasil, e tem tudo a ver com a consciência que vamos tomando sobre a importância da boa alimentação e de se otimizar ao máximo os ingredientes e a comida.

Aproveite e reaproveite

Ah, você não dispensa os pratos tradicionais da ceia? Sem problemas, mas ainda assim é importante pensar bem em quantas pessoas irão comer e tentar adequar a quantidade de comida a esse número, e lembrar que  “feio” é desperdiçar comida, e não reaproveitar. “O Natal é um festival de comilança, mas podemos usar a criatividade para reutilizar algumas sobras, como fazer um refogado com o que sobrar do pernil e frango ou transformar os pães em farofa, mas o ideal é que não haja essas sobras. Isso faz parte da consciência de consumo”, lembra Atala. Entendido, chef.

Lasanha de tubérculos

Por Raul Godoy

Rendimento: 2 pessoas

Ingredientes

6 ramos de couve-flor

– 1 copo (americano) de leite

– 1 colher (sopa) de manteiga sem sal

– 1 ½ colher (sopa) de farinha de trigo

– 1 batata asterix média

– 1 cenoura grande

– 1 mandioquinha média

– 1 batata-doce grande

– 100g de queijo serra da Canastra ralado

– Noz-moscada

– Sal

– Pimenta-do-reino branca

Modo de preparo

Pique a couve-flor, inclusive o talo e reserve. Ferva o leite com sal, pimenta-do-reino branca e noz-moscada a gosto. Em uma panela, derreta a manteiga e acrescente a farinha. Cozinhe em fogo baixo por 2 minutos, até que a farinha comece a dourar. Acrescente o leite quente e a couve-flor. Mexa bem até formar um molho cremoso e bem misturado com a couve-flor.

Corte os tubérculos (batata, cenoura, mandioquinha e batata-doce) em fatias bem finas.

Na fôrma, alterne camadas de molho, queijo e os tubérculos. Finalize a última camada com molho e o queijo.

Asse por 20 minutos a 180ºC. Os tubérculos precisam estar bem macios e a cobertura de queijo gratinada.

Salada de Grãos e Castanhas

Por Raul Godoy

Rendimento: 4 porções

Ingredientes

Para tomates assados

– 2 tomates

– 2 colheres de sopa de
vinagre balsâmico

Para crocante de pão de queijo

– 1 massa de pão de queijo

Para Grãos e Castanhas

  ½ xícara (chá) de arroz preto

– ½ xícara (chá) de lentilha

– ½ xícara (chá) de trigo em grão

– ½ xícara (chá) de cevadinha

– 2 xícaras (chá) de couve-manteiga

– 4 colheres (sopa) de mix de castanhas (castanha-do-pará, castanha-de-caju e amendoim)

– 4 ovos

Modo de preparo do ovo poché

Em uma frigideira funda e antiaderente com tampa, coloque 5 cm de água para ferver. Quando levantar fervura, adicione um pouco de vinagre branco e o ovo. Aguarde 4 minutos e retire o ovo da panela. Tire o excesso de água com um papel toalha e sirva seu ovo poché.

Modo de preparo

Corte cada tomate em 4 partes. Tempere com o vinagre balsâmico e sal. Asse no forno a 150ºC por 30 minutos.

Abra uma massa de pão de queijo com o rolo até parecer uma massa de pizza fina. Asse a 200ºC por 5 minutos ou até ficar bem crocante.

Cozinhe cada grão em panelas separadas. Escorra, misture eles ainda quente e tempere com azeite. Misture junto com eles a couve o mix de castanhas.

Monte a salada com os tomates assados por cima. Sobre cada salada, coloque um ovo poché e finalize com pedaços quebrados do crocante de pão de queijo.

 

Bolo de mandioca

Por Platinni Vieira

 

Ingredientes

– 9 ovos

– 2 xícaras (chá) de manteiga

– 2 kg de mandioca ralada

– 500ml de leite de coco

– 300g de coco ralado

– 500g de queijo Serra da Canastra

Modo de preparo

Primeiro, derreta a manteiga. Depois, bata todos os ingredientes no liquidificador. Unte a forma de bolo inglês com manteiga e farinha de trigo. Asse em forno a 160ºC por 1 hora e 10 minutos.

 

Tags

Últimas Notícias