Ao contrário de outras fábricas que se contentam em lançarem esportivos “de mentirinha” decorando seus modelos com faixazinhas, faróis com máscara negra, rodas especiais e acabamento interno pouco mais sofisticado, a Honda capricha mais uma vez na versão esportiva do Civic. Acaba de apresentar, no Japão, o novo Civic Si completamente reformulado mecanicamente para atender ao motorista que exige desempenho.
ANÚNCIO
Aliás, as mudanças não se restringem à mecânica, pois até a carroceria é outra: enquanto o Civic nacional é um sedã de quatro portas, o Si (que virá no final do primeiro semestre de 2018) será um cupê importado do Canadá.
O motor 1.5 turbo, com injeção direta, duplo comando de válvulas variáveis no cabeçote e quatro cilindros rende 208 cv aos 1.300 rpm. O torque de 26,5 kfgm já aparece aos 2.300 rpm.
O conjunto mecânico trabalha em absoluta harmonia. O câmbio é manual (não haverá o automático) de seis marchas. A suspensão foi toda retrabalhada para deixar o carro mais “grudado” no asfalto. Também as barras estabilizadoras foram reforçadas e a carroceria ganhou maior rigidez torcional. Deu para perceber o acerto da engenharia nas voltas que dei na pista do autódromo de Sodegaura, distante 100 quilômetros de Tóquio.
A eletrônica não foi deixada de lado e o motorista pode optar entre dois modos de comportamento: Normal e Sport. A segunda, é claro, possibilita um desempenho mais esportivo.
O Civic Si tem como itens de série sistema ABS, com distribuição eletrônica de frenagem, o VSA (controle de tração e estabilidade), além do Agile Handling Assist (sistema de vetorização de torque) reforçam a segurança. O Civic Si alcançou o melhor resultado nos testes de colisão do NCAP, com cinco estrelas.
Entre os equipamentos de conveniência do Civic estão: Freio de estacionamento eletrônico, travamento das portas por distância, ar condicionado digital de duas zonas e sensor de chuva. O sistema multimídia de sete polegadas sensível ao toque controla as funções de áudio e é integrada aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto.
ANÚNCIO
Os bancos dianteiros têm acabamento de esportivos, com costuras vermelhas e logotipos da versão. A costura vermelha também está presente nas portas, volante e na coifa do câmbio, com alavanca em alumínio. Outros detalhes do interior são a iluminação vermelha do painel em TFT e dos comandos internos, os pedais em alumínio e o friso do painel de instrumentos.
No design do Si destaque para a dianteira, com friso frontal preto e largas tomadas de ar. Tenta passar uma imagem de agressividade. As rodas são de 18 polegadas com 10 raios e acabamento em dois tons compõem bem o conjunto, calçadas por pneus 235 mm, largos, de perfil baixo.
Não há dúvida que o Civic Si é um esportivo de fato. Vai ser um concorrente e tanto para VW Golf GTI. Não precisava, entretanto, de ter recebido na traseira o inexorável aerofólio, marca registrada de todos os falsos bólidos do mercado. Essa “asa” já teve uma excepcional finalidade no passado: apoio para preencher o cheque no posto… Mas hoje, nem isso, pois posto se paga com cartão de crédito!
Leia mais em: www.autopapo.com.br