Estilo de Vida

Comida mineira entra na rota do turismo

Não é segredo para ninguém que a culinária mineira atrai milhares de viajantes anualmente para os diferentes cantos do Estado. Pensando nisso e com o objetivo de organizar e potencializar ainda mais o turismo gastronômico mineiro, foi lançado na quarta-feira o Mapa Gastronômico de Minas Gerais. A ação faz parte do programa +Gastronomia, da Secretaria de Estado de Turismo do Estado.

O mapa, que funciona como um grande guia, é destinado para turistas e operadores de viagens, e conta com 31 circuitos turísticos de Minas. Foram catalogados mais de 150 festivais gastronômicos, 120 atividades e estabelecimentos abertos à visitação dos turistas – para quem deseja conhecer de perto a rotina dos produtores rurais – e 27 roteiros gastronômicos.

Tudo foi elaborado em parceria com os circuitos turísticos mineiros que compõem o mapa do turismo, e que serviu de plataforma para a ferramenta. “Nossa gastronomia é apontada, desde 2014, como a principal imagem do Estado. No entanto, ainda não era possível encontrar, de forma dinâmica e organizada, as principais informações sobre os circuitos gastronômicos do Estado. Por isso, realizamos um levantamento que resultou, de forma surpreendente, no mapa gastronômico”, explicou o secretário de Estado de Turismo, Ricardo Faria.

De acordo com o governo, a ideia do mapa é promover as iguarias e a tradição da culinária mineira e permitir a imersão do turista na cultura local. “O mapa reforça a importância do turismo como vitrine da gastronomia mineira. Podemos dizer com certeza que ele incentiva a geração de renda e a criação de novos postos de trabalho”, conclui a presidente do Servas e primeira-dama do Estado Carolina Pimentel, que esteve presente no lançamento da plataforma.  

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos