Estilo de Vida

Pílula anticoncepcional pode diminuir bem-estar das mulheres, diz estudo

Um estudo realizado pelo Instituto Karolinska, faculdade sueca de medicina, em conjunto com a Escola de Economia de Estocolmo revelou que tomar pílulas anticoncepcionais pode causar problemas ao bem-estar das mulheres.

A pesquisa durou três meses e apontou a mudança no ânimo, assim como a baixa energia e a piora na qualidade de vida – por conta de complicações de saúde causadas pelo uso do contraceptivo – como os principais efeitos colaterais.

Leia mais:
Anticoncepcional masculino pode se tornar realidade em breve
Coletor é alternativa aos absorventes comuns

O experimento contou com a participação de 340 mulheres de 18 a 35 anos, todas saudáveis. O grupo foi dividido em dois, sendo que metade recebeu uma pílula placebo e a outra uma pílula anticoncepcional. No entanto, as mulheres e os pesquisadores não sabiam quais eram ou não placebo.

Os resultados foram publicados na revista científica «Fertility and Sterility» e mostraram que, quando questionadas, as mulheres relataram sinais de que sua qualidade de vida foi afetada. Elas disseram ter notado uma piora do humor e do bem-estar físico.

De acordo com Niklas Zethraeus, que é coautor do estudo, os médicos precisam estar atentos a esses efeitos quando prescreverem as pílulas. Essa atenção também precisa estar presente entre as mulheres que escolhem a pílula como contraceptivo.

Apesar dos resultados, a professora Angelica Linden Hirschberg, umas das líderes do experimento, explicou que a base científica dos efeitos da pílula anticoncepcional sobre o bem-estar das mulheres ainda é bastante limitado. Ela defende que a pílula oral seja mais estudada para que possa ser comparada com placebos.

Mitos e verdades sobre a pílula anticoncepcional

Descubra o que é verdade e o que não é em relação a esse contraceptivo:

Melhora a pele?

VERDADE – Isso acontece porque as pílulas têm componentes anti-androgênicos, que controlam a produção excessiva de oleosidade que causa acne, por exemplo.

Engorda?

MITO – Caso a pílula tenha progesterona, pode haver alterações no peso. No entanto, isso pode ser decorrente da retenção de líquidos. O problema pode ser resolvido trocando a pílula por outra.

Dá celulite?

VERDADE – Isso acontece por causa da retenção de líquido, que pode potencializar o aparecimento de celulites.

Aumenta os seios?

MITO – Isso também não é verdade. O que acontece é que muitas mulheres confundem o inchaço causado pela retenção de líquidos com o aumento dos seios ou o ganho de peso.

Pode causar trombose?

VERDADE – Segundo a Anvisa, anticoncepcionais com base em alguns tipos de progesterona podem aumentar de quatro a seis vezes o risco de trombose nas mulheres.

Causa infertilidade?

MITO – As mulheres que tomam o anticoncepcional podem engravidar, desde que deixem de fazer uso do contraceptivo.

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos