Estilo de Vida

Projeto verão? Só se for com muita água

O projeto verão começou… e, com ele, as mais variadas dietas e rotinas de exercícios que prometem a perda de peso e ganho de massa magra. Mas muita gente se esquece, no entanto, da importância da água nesse processo. O recomendado é a ingestão de dois a quatro litros do líquido por dia, dependendo da altura e do peso da pessoa. Segundo especialistas, além de ajudar o organismo no processo de emagrecimento, a água também auxilia a regular a flora intestinal, e hidrata pele, unhas e cabelo.

O preparador físico e personal trainner da Bodytech Edu Gomes explica que nosso organismo é composto por 75% de água. Segundo ele, ao longo do dia e durante as atividades físicas, o organismo perde parte desse líquido, que é indispensável para a metabolização dos nutrientes ingeridos.

“Todas as nossas funções fisiológicas ocorrem no meio líquido. A partir do momento que não temos uma ingestão de água, não existe uma boa metabolização. Inclusive, quem pratica atividades físicas sofre, durante o treino, um processo de depredação das células e músculos. A reconstrução disso, após o treino, requer água para que os benefícios sejam potencializados”, disse o prepador físico.

Quanto de água tomar?
Edu Gomes explica ainda que não existe uma orientação específica de quanto de água a pessoa deve tomar antes, durante ou depois dos exercícios e que tudo isso pode variar de organismo para organismo. Porém, ressalta a importância de manter a hidratação ao longo de todo o dia.

Para descobrir a quantia aproximada de água que você deve ingerir, a nutricionista Luiza Duarte ensina uma conta simples: basta multiplicar o seu peso pelo número 35. Ou seja: se a você pesa cerca de 60kg, deve ingerir, pelo menos, 2,1 litros de água por dia.

“Não adianta mudar alimentação se você não beber água. Daí a importância de criar o hábito, principalmente com a chegada do verão, porque o sol e o calor ajudam e muito na desidratação”, afirma Luiza Duarte.

Para pessoas que têm dificuldade em tomar água, a nutricionista sugere a utilização de pequenas quantidades de frutas ou hortaliças junto do líquido.

“Chamamos isso de água aromatizada ou saborizada. Podem ser limão, gengibre, hortelã e até mesmo pepinos. Isso não influenciar na dieta e, sem dúvidas, vai tornar o líquido mais agradável Mas é preciso ficar atento:  você deve beber água aromatizada, e não fazer disso um suco”.

 

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