Estilo de Vida

Teste de DNA identifica 1ª guerreira viking de alto escalão

Cientistas descobriram através de um exame de DNA que os restos mortais de um importante guerreiro viking são de uma mulher,

Cientistas das universidades de Estocolmo e Uppsala, na Suécia, descobriram através de um exame de DNA que os restos mortais de um importante guerreiro viking são de uma mulher, e não de um homem, como pensavam os pesquisadores.

O estudo foi feito na cidade sueca de Birka, onde se localiza uma importante sepultura viking, descoberta em 1880. Por 130 anos, os pesquisadores pensavam que os ossos pertenciam a um homem, por conta do alto grau de ornamento do túmulo.

Contudo, a cientista Charlotte Hedenstierna-Jonson, da Universidade de Uppsala, confirmou que os restos mortais de mais de mil anos são de uma mulher. Ela é a primeira de uma guerreira viking de alto escalão a ser identificada.

Publicidad

Segundo os resultados, ela teria morrido por volta dos 30 anos e tinha cerca de 1,70 m de altura. Ao longo das décadas, já foram encontrados diversos túmulos de soldados do sexo feminino, mas nenhum tinha o ornamento de elite como os achados em Birka. No túmulo, foram encontrados uma espada, um machado, um escudo e esqueletos de dois cavalos.

Além disso, junto aos restos mortais haviam peças de tabuleiro, indicando que ela era uma oficial e organizava estratégias e táticas nos campos de batalha.

Siga-nos no:Google News

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias