Estilo de Vida

Tire o casaco do armário e mande os ácaros para longe neste inverno

O inverno começa nesta quarta-feira e a previsão é que as temperaturas continuem em queda nos próximos dias.

E com a chegada da estação mais fria do ano é hora de tirar as blusas de lã e casacos do armário para manter o corpo aquecido. E é aí que mora o perigo para quem sofre de alergias.

“Em geral as roupas guardadas estão empoeiradas e repletas de ácaros”, explica a otorrinolaringologista Sheila Tamiso, do Hospital Paulista.

Amanda Cylke, de 24 anos sempre sofre nesta época do ano. “Poeira e ácaro me dão bolhas na pele e desencadeiam crises respiratórias”, conta a jovem que toma remédios com frequência para manter a saúde em alta nos dias mais frios.

Segundo Luiz César Nakao Iha, otorrinolaringologista da Unifesp, variações bruscas no clima elevam a propensão a crises alérgicas. “A mudança de temperatura aumenta a produção de muco, o que facilita a colonização por bactérias. Aí, é mais fácil ficar doente.”

O médico destaca ainda que as crises alérgicas são mais comuns nas transições de temperatura porque as pessoas andam menos agasalhadas.

Sheila, por sua vez, lembra que no frio a maior concentração em locais fechados também acaba sendo prejudicial ao organismo, afinal, são justamente estes os ambientes mais propícios para os ácaros circularem.

Além de roupas guardadas, tapetes, cortinas, colchões, travesseiros e poeira doméstica também acumulam ácaros.

Por isso, Luiz Iha recomenda que os ambientes sejam limpos com panos úmidos, para tirar a poeira, e que as roupas de cama sejam colocadas para secar no sol.

Lavar as roupas guardadas antes de usá-las, preferir edredons a cobertores e trocar o travesseiro a cada dois anos também são medidas importantes a se tomar nesta época do ano.

Saiba como se livrar do ácaro

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos