Com as mudanças repentinas de temperatura, é comum ficar mais propenso a favorecer a chegada da gripe. O ideal, apontam os especialistas, é cuidar da saúde para que a resistência do organismo não caia, porém isso nem sempre é fácil no cotidiano corrido.
“As vezes, a pessoa já está com o vírus e nem sabe, porque ele só vai se manifestar depois, quando o corpo está ficando cada vez mais cansado e desidratado”, alerta Ricardo Cunha, médico sanitarista e responsável pelo setor de vacinas do Lavoisier Medicina Diagnóstica. “Daí, o melhor a fazer é tentar dormir bem, tomar muito líquido e não ficar longos períodos sem comer.”
Mais preparado
Para quem se identificou e está sentindo moleza no corpo, é recomendado ir ao médico e verificar a possibilidade de tomar medicação para tratar a doença logo no início. No entanto, de acordo com o clínico geral do Hospital San Paolo, Bento Ferreira de Carvalho Filho, a forma mais eficaz de evitar a gripe é tomar a vacina contra o vírus.
Outro ponto importante é reforçar os cuidados básicos com a higiene, que nessa época do ano ficam de lado por conta do contato em excesso entre as pessoas.
“Lavar bem as mãos e mantê-las limpas, usar lenço de papel descartável e tossir com a mão protegendo o rosto são algumas atitudes para evitar que o vírus se prolifere”, afirma Ricardo Cunha.