O Facebook usará inteligência artificial para prevenir suicídios. A plataforma, que há muito tempo colabora com associações que trabalham na causa, introduziu um novo instrumento para reconhecer postagens de pessoas que demonstram sinais de alerta e tendência a tirar a própria vida.
ANÚNCIO
O sistema se aplicará aos vídeos ao vivo, o Facebook Live, e a seu serviço de bate-papo Messenger. Quem assistir a um vídeo de alguém com intenções de suicídio poderá entrar em contato com o autor dele e enviar alertas.
Leia mais:
Holandeses criam tecnologia que controla seus sonhos enquanto dorme
Ao mesmo tempo, o usuário em perigo terá opções mais visíveis para pedir ajuda a amigos e a profissionais. O site também disponibilizará uma linha de ajuda para quem denunciar o vídeo. Segundo Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, o suicídio é a segunda principal causa de morte para jovens entre 15 e 29 anos de idade no mundo. «Previnir o suicídio é complicado, mas os especialistas dizem que uma das melhores maneiras para ajudar quem está em perigo é fazer essa pessoa sentir que há pessoas que se importam com ela», explica. A iniciativa é um passo a mais no combate à prática. No mês de junho do ano passado, a rede social já tinha disponibilizado uma opção que permite aos usuários colocarem um sinal de alerta em postagens de amigos que poderiam estar em risco.