Estilo de Vida

Refresque-se com drinques saborosos no esquenta para o Carnaval

drinquesCarnaval, calorão, bloquinhos bombando na cidade, desfiles, bailes e muita empolgação. Tudo isso combina com bebidas saborosas, refrescantes e bem geladinhas. Abaixo do Equador, fica difícil resistir.

ANÚNCIO

A boa é fazer uns bons drinques em casa. São inúmeras as opções de preparo dessas bebidas, que têm um grande universo de combinações. Pegue a coqueteleira, chame os amigos, e ganhe muitos elogios com as dicas e receitas deliciosas a seguir.

Combine bem
Enquanto o drinque pode ser preparado a partir de dois ingredientes, o coquetel é uma elaboração mais complexa. Os componentes podem ser batidos (com uma coqueteleira), mexidos ou montados. Camila Podolak, sommelière e gerente de marketing da importadora Porto a Porto, indica que os coquetéis que levam bebidas gasosas na receita não sejam batidos, somente mexidos ou montados.

Entre as bebidas alcoólicas mais usadas como base para o coquetel estão espumantes, vinhos, tequilas, grappa, whisky e cachaça.

A sommelière explica que para combinar com vinhos e espumantes, as frutas mais usadas são limão, laranja, pêssego, morango e outras frutas vermelhas. “A grappa é um destilado de uva, então a gente pode pensar também na cachaça.

Acreditamos que a melhor combinação seja com as frutas cítricas, como o limão, abacaxi, morango e kiwi, por exemplo”, indica Podolak.

Eles também harmonizam
Comum no universo dos vinhos, espumantes e cervejas, a harmonização também cai bem entre os coquetéis, que, segunda a sommelière, vem aparecendo como tendência nos últimos anos.

ANÚNCIO

Segundo ela, para pensar a harmonização é possível classificar os coquetéis entre amargos, salgados, doces e ácidos. “Um mais amargo vai bem com pratos de sabores mais intensos, como os embutidos e carnes assadas”.

Para os mais ácidos, que levam limão e outras frutas cítricas, uma boa combinação é com os pratos que tem apresentam mais gordura. “É bom lembrar também que as bebidas com mais acidez cumprem também a função de limpar a gordura do palato”, diz Podolak.

Os coquetéis mais doces e mais salgados (com whisky e até mesmo sal) harmonizam, respectivamente, com  as sobremesas e pratos como salmão ou pato, que são mais adocicados. “É a questão do prato de oposição. Também dá para tomar um coquetel mais doce com uma comida mais salgada, por exemplo, uma pasta com molho gorgonzola”, diz a sommelière.

drinquesdrinquesdrinques

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias