Estilo de Vida

Confira 10 dicas para curtir o Carnaval com segurança e muita diversão

O feriadão mais agitado de todos está chegando e não faltam dicas sobre o que fazer para aproveitar ao máximo o clima de festa. E aí, ‘bora dar onda?

ANÚNCIO

A data é aguardada há tempos — o #TeamFolia, que começou a contagem regressiva no fim do ano passado pelas redes sociais, que o diga! — e, finalmente, está apenas a uma semana de nós.
Os bloquinhos, é claro, já estão nas ruas. E aí, a gente sabe: não faltam motivos para se divertir neste Carnaval. Para aproveitar ao máximo a badalada festa popular, coloque em prática as nossas dicas e divirta-se!

1. De bem com sol
Para quê fazer do protagonista do verão o seu inimigo? Em vez de ficar queimado por causa dele, pule o Carnaval protegido. “O protetor tem duração média de duas horas. Por isso, deve ser aplicado nesse intervalo de tempo ou até mesmo antes, caso haja suor, em todas as áreas expostas”, explica a médica Flávia Ravelli da Sociedade Brasileira de Dermatologia. E são todas mesmo! Não se esqueça das regiões menos óbvias, como a linha que deixa o couro cabeludo exposto, orelhas, lábios e pescoço. Para quem usa maquiagem, os protetores com cor na reaplicação evitam estragar a produção. Já existem versões com esponja, que não sujam as mãos. Ah, e nada de sair correndo de casa, viu? Quando passar o produto pela primeira vez espere o tempo de secagem, que varia de 15 a 20 minutos.

Recomendados

2. Cada momento, um flash!
É impressionante: basta começar a seguir o bloquinho que a gente encontra amigo de infância, colega de escola, aquele “sumido” que há tempos comentava sobre “marcar um rolê algum dia”. Esses momentos merecem registros! Sem falar da sua superprodução  para o evento — afinal, brilho, máscaras e acessórios são sempre os mais esperados nas ruas. Para não perder nenhum clique por falta de bateria, leve um carregador móvel ou, se não tiver um, deixe o celular no modo econômico, que reduz o desempenho dos dados e de outras funções como luz e vibração. Na página 4 você pode conferir algumas dicas de como tirar selfies para lá de divertidas.

3. Ei, você aí! Guarde o seu dinheiro!
Curtir a folia com os amigos é pura alegria, mas lugares aglomerados continuam sendo pontos fáceis para furto ou até mesmo perda — você pode não perceber, mas, entre um pulo e outro, a sua carteira pode cair. Para evitar situações como essa, leve o seu dinheiro trocado e o espalhe pelos bolsos. Sempre os da frente, ok? Assim, fica mais difícil que alguém o pegue sem que você perceba. E nada de cartões  ou documentos desnecessários como CPF, título de eleitor ou a carteira de motorista, se não tem a intenção de usar o carro. Uma cópia autenticada do RG é mais que suficiente.

4. Bom de prato
Pular Carnaval é um exercício intenso e de longa duração. Portanto, vá com bastante pique. Alimentos ricos em carboidratos, como cereais, grãos e massas, ajudam a manter a energia do corpo. Os integrais contêm fibras e, assim, auxiliam na liberação de glicose pouco a pouco.  Já as frutas, como manga, maçã, banana e melão, são ricas em potássio e vitamina C, essenciais para um bom trabalho muscular, explica a nutricionista Maria Angélica. E passe longe dos alimentos gordurosos, ok? Além de prejudicarem a digestão, eles provocam sono e podem atrapalhar o aproveitamento da festa. Se sentir fome durante a folia, a barrinha de cereal é uma opção saudável e fácil de carregar.

5. Siga o trio, mas vá de metrô
Claro, o transporte público em geral oferece a maravilhosa vantagem de beber aquela gelada debaixo do típico sol de verão sem nenhum problema. Mas o metrô é uma alternativa ainda melhor para o feriado, afinal, ele não ocupa as ruas por onde os bloquinhos passam. Além disso, algumas linhas de ônibus podem sofrer alterações no trajeto durante os dias de Carnaval. E não se esqueça de sair mais cedo para comprar as passagens — aproveite e já garanta a da volta!

água beber hidratação Freeimages6. Olha, olha, olha… a água mineral!
Provavelmente, você deve estar cansado de saber que precisamos tomar cerca de dois litros de água por dia. Mas, para seguir o bloco debaixo do sol, é preciso ainda mais. Segundo a nutricionista Maria Angélica, o indicado é ingerir até três litros de líquido entre água mineral, água de coco e isotônicos — lembrando que este último deve ser consumido com moderação e evitado por pessoas com problemas renais ou pressão alta.

7. Samba no tênis
Separe os calçados que deixam o pé à mostra (como chinelos e rasteirinhas) para passeios menos agitados. O tênis é o mais confortável para seguir o trio por tantas horas — ninguém aqui gostaria de terminar o dia mais cedo porque os pés estão doendo, certo? A opção também é a melhor para quem não quer se machucar com um pisão aqui ou ali, coisa comum de acontecer no meio da multidão. E quem já perdeu o chinelo ao seguir o trio recomenda: um calçado confortável e firme é sempre a melhor escolha!

8. Menos purpurina, mais tinta e serpentina
O brilho clássico que estampa a maioria dos rostos no Carnaval pode até dar um up no visual, mas é extremamente prejudicial ao meio ambiente. De acordo com especialistas, quando tomamos banho, a purpurina colada no corpo escorre pelo ralo e chega aos oceanos, onde demora mais de cem anos para se decompor e é frequentemente engolida pelos animais. Para piorar: as partículas são tão pequenas que recolhê-las é um trabalho praticamente inviável. Mas nada disso significa deixar o glamour de lado. Use e abuse das tintas para rosto — vale desde os tribais aos pontinhos nas têmporas, testa e nariz. Leve também a serpentina ao redor do pescoço para jogar no auge da brincadeira. Assim, a galera toda fica colorida.

9. Xô, ressaca!
Curtir a folia é muito bom, já os efeitos colaterais causados pela bebida no dia seguinte… bem, nem tanto. Para dar um chega para lá na ressaca e acordar pronto para o próximo bloco, a dica da
nutricionista e coordenadora do Centro de Pesquisa Sanavita, Andrea Frias, é evitar o jejum. “As pessoas se esquecem de comer, continuam consumindo álcool e, aí,  acabam entrando em hipoglicemia”. Não abuse também dos energéticos, que mascaram os efeitos do álcool. Maria Angélica Monteiro, nutricionista do Instituto Endovitta, aconselha intercalar o consumo de bebida alcoólica com água. “A cada um copo de álcool, beba dois de água”, aconselha.

Plano B. Se animou entre uma marchinha e outra e se esqueceu de seguir as dicas? Calma, ainda dá para se recuperar e acompanhar o trio. Para isso, faça uma desintoxicação. “É preciso colocar o rim e o fígado, que metaboliza e manda as substâncias para que sejam excretadas pela urina, em descanso. Por isso, facilite o trabalho deles bebendo muita água, sucos detox, como os verdes, e chás”, explica Andrea. Inclua também termogênicos no preparo, como gengibre, e consuma frutas. “O melão tem água e potássio que, quando perdidos com o suor, causam a fadiga; a banana, além de também possuir o mineral, diminui a azia por ser um antiácido natural e ainda ajuda a recuperar as vitaminas e a regular a glicose”, explica a nutricionista Cecília Gravatá.

10. Livre, leve e fresco
Quanto mais leve e clara for a sua roupa ou fantasia, menos calor você sentirá. Os tecidos mais frescos são o algodão e a seda, mas peças finas e cavadas já ajudam a lidar com as altas temperaturas. O problema é só um: “elas permitem que os raios ultravioletas cheguem até a pele, podendo causar queimaduras”, explica a dermatologista Flávia. Além das peças contra radiação UV, a solução é aplicar o protetor pelo corpo todo antes mesmo de vestir a roupa. Aí, sim, você estará devidamente protegido para curtir a farra!

Tags

Últimas Notícias