Estilo de Vida

Holandeses criam tecnologia que controla seus sonhos enquanto dorme

Sonhos lúcidos são usados como tratamento de pessoas que têm pesadelos recorrentes | Divulgação
Sonhos lúcidos são usados como tratamento de pessoas que têm pesadelos recorrentes | Divulgação

ANÚNCIO

Todo mundo tem um sonho íntimo ou inusitado, seja sair para se divertir com aquele ídolo, seja voar cortando as nuvens do céu. Com a tecnologia, ele pode virar realidade. Ou quase. O Lucid Dreamer, desenvolvido pelos neurocientistas holandeses Derk Mulder e André Keizer, permite ao usuário ter sonhos lúcidos e escolher a fantasia que quer realizar enquanto dorme.

O gadget pode até parecer simples à primeira vista: uma espécie de caixa, colocada na testa, com eletrodos ligados às têmporas. Mas, na verdade, é extremamente sofisticado. Por meio de suaves estimulações elétricas conhecidas como ETCC (Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua), é possível acordar dentro do próprio sonho.

“Esse é um fenômeno natural que acontece com cerca de 20% da população. Com ele, você pode até mesmo praticar esportes e instrumentos musicais ou se preparar para uma apresentação importante enquanto dorme. Não à toa, muita gente tem tentado aumentar as chances de ter sonhos lúcidos”, explica André Keizer, um dos criadores do Lucid Dreamer.

A prática leva a perfeição

Controlar sonhos é algo com o qual não estamos acostumados e, por isso, pode ser uma tarefa difícil no começo. “Estar ciente de que você está dormindo talvez dê uma sensação estranha e, ao mesmo tempo, excitante. Mas quanto mais acostumado estiver a acordar dentro do sonho, mais capaz será de controlar o conteúdo dele”, orienta Keizer.

Mais do que uma experiência divertida, o gadget também auxilia no controle do subconsciente e na prática de habilidades que podem ser usadas na vida da pessoa, depois de acordada.

ANÚNCIO

Preocupado com as consequências? De acordo com o cientista, os efeitos colaterais de uma sessão com o Lucid Dreamer são menos nocivos do que uma longa ligação no celular.

O dispositivo está disponível no site de financiamento coletivo www.kickstarter.com a partir de 347 euros (cerca de 1.215 reais).  

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias