ANÚNCIO
Nem precisa dizer que o mundo anda cada vez mais complicado, mas para dar aquela força aos candidatos que farão a prova do Enem no próximo fim de semana, o Metro Jornal consultou alguns professores sobre assuntos que foram e ainda são destaques no Brasil e no mundo. Todos com grande chance de surgir em questões nas provas de filosofia, sociologia, história, geografia ou mesmo como tema de Redação. Confira!
1) Refugiados
A crise dos refugiados pelo mundo certamente pode aparecer no Enem. São muitos os problemas políticos e humanitários provocados pelo deslocamento de milhões que fogem de conflitos, principalmente na Síria, arriscando suas vidas em travessias marítimas em busca de abrigo, a maioria, em países europeus. Segundo a ONU, uma em cada 113 pessoas no planeta está em situação de refúgio.
2) Terrorismo
A onda de ataques terroristas em diversas cidades no mundo, como os ocorridos em Paris em novembro de 2015, no qual morreram 180 pessoas e cerca de 350 ficaram feridas, também pode ser requerido na prova do Enem. Os atendados estão quase sempre ligados à facção chamada Estado Islâmico (EI), mas existem vários outros grupos. Em geral, as questões abordam motivações dos ataques, táticas de recrutamento e padrão de ações.
3) Vírus da zika
Como ocorre o contágio, quais os sintomas e regiões do país mais afetadas pela doença transmitida por meio da picada do mosquito Aedes aegypti? É bom saber porque pode cair na prova. A associação com o surto de microcefalia também deve entrar. E vale lembrar que o mesmo mosquito que transmite o vírus da zika, transmite também a dengue e a febre chikungunya.
4) Tragédia em Mariana
Outro tema quase certo no Enem é a tragédia no Rio Doce, em Mariana (MG), e seu envolvimento com a Samarco. O rompimento da barragem foi o maior acidente da história pelo volume despejado de rejeitos de mineração. É bom saber a trajetória das mais de 50 mil toneladas de lama tóxica e seus efeitos fatais em plantas, animais. A lama gerada pelo rompimento, em seu caminho, atingiu cerca de 30 municípios e chegou ao mar do Espírito Santo.
5) Eleições americanas
A disputa e os contrastes entre o republicano Donald Trump e a democrata Hillary Clinton, bem como a movimentação política da população americana é um tema em alta também por aqui e pode ser solicitado em questões do Enem.
ANÚNCIO
6) Empoderamento
É bem comum o Enem abordar questões sociais. Por isso, o “empoderamento”, como acesso de direitos, pode aparecer na prova, relacionado às questões raciais, de gênero ou grupos homoafetivos.
7) Empoderamento
É bem comum o Enem abordar questões sociais. Por isso, o “empoderamento”, como acesso de direitos, pode aparecer na prova, relacionado às questões raciais, de gênero ou grupos homoafetivos.
8) Racismo
O racismo pode ser um tema solicitado no Enem. E vale lembrar que a questão racial não está apenas ligada ao preconceito com negros. Tem base na diferença de etnias.