Tempero para lá de popular, o sal é um nutriente importante para o bom funcionamento de diversas funções do organismo. Mas, quando usado em excesso, o condimento é um dos principais responsáveis pelo aumento do número de casos de hipertensão. Veja como usá-lo com equilíbrio:
ANÚNCIO
1) Reduza o sal
A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é não ingerir mais do que 5 gramas diárias de sal (ou uma colher de chá.) Estima-se que o consumo no Brasil seja o dobro disso, 12 gramas diárias. Médicos orientam reduzir a quantidade no preparo dos alimentos.
2) Cuidado com os pães
Os pães geralmente levam sal em seu preparo, principalmente o do tipo francês. Bisnaguinhas e bolos prontos também costumam apresentar alta concentração de sal.
3) Evite alimentos prontos
Passe longe dos congelados, enlatados e produtos em conserva. Outra dica é prestar atenção na quantidade de sódio dos produtos industrializados. Corra também dos salgadinhos, como batatas fritas, e evite carnes salgadas como bacalhau, charque, carne-seca e defumados.
ANÚNCIO
4) Use outros temperos
Cerca de 1/4 do sal consumido no dia é adicionado ao alimento durante o preparo. Uma alternativa é utilizar temperos naturais, como salsa, alho, cebola, alecrim, orégano, hortelã, limão, manjericão, coentro e cominho.
5) Refrigerantes e álcool
Os refrigerantes também possuem sal em excesso e beber álcool em quantidade acima de dois drinks por dia eleva a pressão. Ou seja, melhor ficar com os sucos. Uma bebida que combate a hipertensão é o leite. Importante fonte de cálcio, ele estimula a eliminação de sódio e reduz a pressão sanguínea.
Dica importante
Guarde o saleiro!
Mantenha o saleiro fora da mesa durante as refeições. Se ele não estiver por perto, a chance de ser usado diminui um bocado. Outra sugestão é experimentar a comida antes de acrescentar mais tempero, pode ser que ela já esteja bem soborosa.