Estilo de Vida

Sem crise respiratória no inverno

A estação mais fria do ano acaba de chegar e quem sofre de problemas respiratórios deve se cuidar, afinal, o inverno deste ano tem tudo para ser o mais rigoroso dos últimos tempos, com temperaturas mínimas de 12,4ºC e máximas de 22,2ºC, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

ANÚNCIO

Nesta época, a baixa umidade do ar e o aumento da poluição trazem sérios riscos às pessoas que já apresentam algum tipo de problema respiratório, seja ele crônico ou não. Por isso, quem já foi diagnosticado com rinite, sinusite, faringite, bronquite ou asma deve redobrar os cuidados com a saúde neste período, para evitar a piora de tais doenças.

Leia mais:
Inverno em São Paulo terá pouca chuva e frente fria toda semana
Frio chega em SP e derrubará temperatura ao menor índice do ano

Recomendados

Segundo Frederico Leon Arrabal Fernandes, médico pneumologista e diretor da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, a maior parte das infecções respiratórias são causadas por vírus e bactérias, sendo as reações alérgicas desencadeadas pelos ácaros encontrados na poeira. “O frio e o clima seco levam ao aumento da poluição. Esses fatores em conjunto diminuem a capacidade do sistema respiratório de organizar uma defesa contra alérgenos, irritantes ou microorganismos. A aglomeração de pessoas em ambientes fechados também aumenta a exposição a patógenos respiratórios.”

Hoje, apesar de não haver uma imunização específica e de eficácia comprovada contra os vírus e bactérias que causam as doenças de inverno, vacinas como as que combatem a influenza (vírus da gripe) e o pneumococo (bactéria frequente nas pneumonias) podem ajudar a reduzir o risco de infecções respiratórias e, também, a contaminação por essas duas doenças.

E para os adultos que ainda acham a friagem um problema, Fernandes esclarece. “Friagem, beber gelado e andar descalço no chão frio não causam nenhuma doença respiratória. No máximo, deixam o nariz congestionado e causam espirros em decorrência de um tipo de rinite chamado vasomotora, que costuma ser rapidamente reversível”, conclui o médico.

Prevenção pode ajudar
Pequenos cuidados podem reduzir os problemas respiratórios. Veja dicas:

• Lave as mãos com frequência e beba bastante água durante o dia
• Mantenha a casa limpa e sem muita poeira
• Tapetes e cortinas devem ser lavados sempre que possível
• Lave e seque ao sol as mantas, cobertores e blusas de lã guardadas por muito tempo
• Quem tem animais de estimação em casa deve ficar atento à limpeza, para evitar o acúmulo de pelos e a presença de ácaros
• Mantenha a casa arejada sempre que possível
• Não descuide da vacinação
• Leve um lenço até a boca ao tossir para evitar o contágio de outras pessoas

Tags

Últimas Notícias