ANÚNCIO
Uma nova tecnologia desenvolvida por alunos egressos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) irá dispensar o uso das tradicionais chaves para abrir as portas. A partir de um dispositivo e um software, será permitido destravar a entrada de um estabelecimento por meio do celular, desde que o proprietário envie uma permissão de forma antecipada.
O Magikey está sendo desenvolvido desde 2014 com ajuda da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) pelo programa Pipe (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas) e deve ser lançado em julho no mercado. O sistema tem sido testado principalmente para a recepção de empresas. “Desenvolvemos o programa com os clientes. O sistema vai permitir levar inteligência à porta”, explica Raul Mariano Cardoso, cofundador da Advance Soluções em Informática Ltda., empresa que atua na criação do dispositivo.
O funcionamento se dá de forma simples. A empresa instala uma trava eletrônica na porta do cliente. Junto, é instalado um dispositivo, que realiza a comunicação com o aplicativo no celular. A partir daí, o proprietário poderá autorizar visitantes, por meio de seu smartphone, definindo até mesmo os horários de visita. Ele envia um convite ao visitante que, ao chegar no local, já é identificado e, assim, a porta é destravada. “Por exemplo, eu posso te mandar um convite para me visitar às 15h por meio do aplicativo. Quando você chegar na empresa, o dispositivo instalado na porta irá te reconhecer e também o horário agendado e, então, irá liberar a sua entrada”, explica o cofundador.
Tanto o proprietário quanto o convidado terão de ter no celular o aplicativo baixado. A partir daí, é feito um cadastro, como em uma rede social.
Feito isso, qualquer empresa que tiver a tecnologia Magikey poderá fazer um convite a um usuário cadastrado e ele poderá acessar as dependências da empresa no horário previamente agendado.
“O diferencial é que o sistema não depende apenas de uma tecnologia. Por exemplo, se o lugar estiver sem internet, ele vai funcionar da mesma forma, necessitando apenas de energia”, informa Cardoso. Ele pode realizar o reconhecimento por bluetooth e também por NFC (near field communication), que é uma comunicação sem fio e segura entre dispositivos.
ANÚNCIO
Até agora, quatro empresas já trabalham para ter o produto. O número chegaria a 20 em abril, segundo o idealizador do projeto.
“Ele vai funcionar por assinatura, como se fosse uma TV a cabo. A empresa nos contratará, nós vamos até o local e instalamos o equipamento e ficaremos responsáveis pela manutenção, além de atualização de todo sistema”, comenta Cardoso.
A novidade já está quase pronta. O site já está disponível pelo www.magikey.com.br.
Futuro
Para Cardoso, a tecnologia é só o começo de algo bem mais abrangente. “A ideia é que a aplicação do serviço seja ampliada no futuro, atuando também na segurança. Sabendo de todos os horários de quem costuma estar no escritório ou empresa, vamos poder identificar qualquer presença estranha, fora de horário. O estabelecimento poderá ‘reconhecer’ algum comportamento fora do normal e avisar o proprietário”, adianta.
Após uso, empresa aprova dispositivo
A novidade ainda não está no mercado, mas algumas empresas já receberam o dispositivo e utilizam no dia a dia, com base em uma parceria com a Magikey.
O empresário Luis Cêra implantou o sistema em sua empresa, na Vila Teixeira, em Campinas, há cerca de 3 meses e aprovou. “Eu não tinha quem abrisse a porta para os funcionários. Sempre era um problema. Agora eu já deixo habilitado os horários certinhos para que os colaboradores possam destravar a porta com os celulares”, explicou.
Cêra afirma que no local trabalham 70 pessoas e que o recurso trouxe mais segurança. “Evita que os funcionários fiquem lá fora esperando até a porta ser aberta. Antes, quando saíam para buscar algo no carro, por exemplo, deixavam a porta aberta até voltarem. Agora, ficou bem melhor. A porta é trancada e destrancada no retorno com base no dispositivo”, completa. O empresário habilita para que os colaboradores possam ter acesso durante o expediente, assim, mantém sempre a porta travada e também permite controle de acionamento.