Estilo de Vida

Na Itália, criança inventa nova palavra em atividade escolar

Petaloso. Esta é a mais nova palavra do idioma italiano e foi criada por um menino de 8 anos de idade, em um «erro» escolar. O curioso caso gerou tanta repercussão na Itália que até o primeiro-ministro, Matteo Renzi, e a montadora Fiat já adotaram a expressão, que significa literalmente «ter muitas pétalas», mas se refere a algo «bonito». Matteo, filho do casal Lisa e Marco, escreveu a palavra «petaloso» durante uma aula na escola primária «Marchesi», localizada na cidade de Copparo, região da Emilia Romagna.

A palavra foi bem-vista pela professora Margherita Aurora, de 42 anos, que divulgou a criação de Matteo. Em poucas horas, «petaloso» já despontava nos trendings topics do Twitter e do Facebook. «Matteo foi muito inteligente, mas isso poderia ter acontecido com qualquer outra criança da turma, pois eu sempre tento desenvolver nos meus alunos uma certa fantasia, criatividade. Acredito que o que aconteceu tenha sido fruto do trabalho que fazemos todos juntos», disse Aurora.

De acordo com a professora, a palavra surgiu durante uma atividade sobre adjetivos. O menino escreveu «petaloso» para definir a palavra «flor». Apesar de Aurora circular o termo com uma caneta vermelha para sinalizar o «erro», acrescentou um comentário na correção para estimular a criança: «belo».

Recomendados

«Apesar da palavra não existir, gostei dela. Por isso, recomendei enviá-la à Academia Crusca para uma avaliação», explicou Aurora. Após analisar o novo termo, a Academia admitiu que a palavra pode ser incorporada ao idioma italiano caso seu uso passe a ser recorrente. «A palavra é bonita e clara. É preciso que ela seja não somente conhecida, mas também usada por todas as pessoas», foi o parecer da instituição italiana de linguística e filologia.

«Obrigado ao pequeno Matteo. Obrigado, Academia Crusca. É uma bela história e uma bela palavra», comemorou o primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, em seu perfil no Twitter.

O premier usou «petaloso» na tarde desta quarta-feira para explicar um projeto no Teatro de Milão. «Este é um projeto que pode ser definido como petaloso, com mais de um âmbito de ação», falou.

A ministra da Educação da Itália, Stefania Giannini, também comentou o episódio. «A língua é criativa e tem espaço para liberdade. #petaloso @AccademiaCrusca», elogiou.

 

A Fiat Chrysler (FCA) já adotou a palavra e a usou em um tweet sobre o modelo Fiat 500. «Sobre #Fiat500, a nova palavra #petaloso cai muito bem. O que você acha, @AccademiaCrusca?», escreveu a montadora.

Os pais de Matteo, porém, tentam proteger o menino do assédio da imprensa e dos curiosos. «É óbvio que estou feliz. É uma grande satisfação e estou muito orgulhosa de Matteo. Mas não estou acostumada com certas coisas», confessou a mãe. «Em casa, tanto eu quanto o pai e Matteo usamos algumas palavras diferentes, talvez ele tenha se acostumado a transformar certos termos», explicou Lisa.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos