Estilo de Vida

Rótulos de produtos terão que informar sobre alimentos que causam alergia

A partir de 2016, o consumidor saberá no rótulo se o produto adquirido é composto por alimentos que causam reações alérgicas. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou ontem uma nova regra de rotulagem, cujo objetivo é evitar intoxicações que podem, em casos mais extremos, levar à morte.

ANÚNCIO

Abaixo da lista de ingredientes que compõem um determinado alimento, deverá constar a advertência aos alérgicos sobre os possíveis riscos do consumo. Os rótulos deverão informar a existência de 17 alimentos (veja a tabela ao lado).

De acordo com a Anvisa, o alerta ocorrerá por meio de uma frase obrigatória em todos os rótulos. A informação deverá  ser facilmente identificada pelo consumidor. A cor do alerta será diferente da  embalagem.  O conteúdo dos avisos começará da seguinte forma: “Alérgicos: contém…”.

Os fabricantes terão 12 meses para adequar as embalagens à nova regra. A medida passa a valer assim que a resolução for publicada no “Diário Oficial da União”, o que deve acontecer nos próximos dias.

Os produtos com data de validade anterior à resolução poderão ser vendidos normalmente. “A regra vai dar a possibilidade de o consumidor escolher adequadamente seus produtos e prevenir a crise alérgica”, afirmou o diretor da Anvisa Renato Porto.

A indústria de alimentos também aprovou a decisão que favorece uma camada dos consumidores com hipersensibilidade alimentar.

“O setor reafirma o compromisso com população brasileira e reforça seu apoio à criação de mecanismos que favoreçam o acesso e a transparência das informações para o consumidor”, afirmou a ABIA (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação).
Rótulo alergia arte

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias