logo
Estilo de Vida
Estilo de Vida 15/04/2015

Sistema envia mensagem de socorro com simples toque no cabelo

O protótipo já foi  desenvolvido e funciona  como um mega hair | Divulgação

O protótipo já foi desenvolvido e funciona como um mega hair | Divulgação

Você já deve ter visto algum filme de superdetetives com equipamentos ultratecnológicos que livravam o profissional do perigo quase instantaneamente. Parece que essa tecnologia toda está cada vez mais presente em nosso cotidiano, prova disso é a criação de um protótipo de gadget capaz de enviar mensagens de socorro a seus amigos e até tirar fotos com apenas uma mexida no cabelo.

O dispositivo funciona como um megahair que é colado junto ao couro cabeludo. Existem sensores interligados que interagem com um aplicativo recém programado em seu smartphone. Assim que desconfiar de algum perigo iminente, só precisa tocar o cabelo discretamente para que um amigo ou familiar seja acionado.

A tecnologia foi desenvolvida, por enquanto, somente para mulheres, pela designer tecnológica e pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Katia Vega. “Se usarmos conscientemente o ato de tocar o cabelo, poderíamos possibilitar a criação de vários dispositivos e evitar os perigos sem que ninguém perceba.” A pesquisadora diz que o conceito de “beauty technology” (tecnologia aliada à beleza) está em ascensão. “É uma mistura entre magia e as engenhocas de James Bond, eu acho.”

O dispositivo é conectado a um aplicativo no smartphone | Divulgação

O dispositivo é conectado a um aplicativo no smartphone | Divulgação