logo
Estilo de Vida
Estilo de Vida 08/04/2015

Bebê aprende mais quando surpreendido, diz estudo

bebes-careta

Bebês aprendem melhor ao ficarem intrigados | Divulgação

Bebês aprendem mais quando algo os surpreendem. Esse foi o resultado final de um estudo realizado pela Universidade John Hopkins, de Baltimore, nos Estados Unidos, e publicado na revista científica “Science”.

Segundo a pesquisa, desde pequenas, as crianças aprendem confrontando a sua interpretação básica do mundo com novas informações que a contrariam. Quando um objeto não se comporta como o esperado pelo bebê, ele se torna o seu foco e passa a ser muito mais analisado.

“Nossa pesquisa sugere que as crianças usam o que elas já sabem sobre o mundo para criar previsões. Quando essas previsões se mostram erradas, elas usam isso como uma oportunidade especial para aprender”, afirmou uma das responsáveis pelo estudo, Lisa Feigenson.

Essa conclusão foi alcançada observando como bebês de 11 meses respondiam a situações simples. Em um dos testes, os participantes foram divididos em dois grupos: um deles viu uma bola rolar e bater em um muro, enquanto outro observou o mesmo objeto atravessar, como se fosse por mágica, a parede sólida.

Neste experimento, apenas os integrantes do segundo grupo tiveram a curiosidade de entender o que havia acontecido. Os bebês pegaram a bola e a atiraram contra o muro, testando uma hipótese específica.