Estilo de Vida

Concurso cultural do WWF-Brasil escolhe vídeos sobre vida sustentável

wwfA ONG WWF-Brasil, instituição que se dedica à preservação ambiental, anunciou o lançamento de um concurso cultural de curtas feitos pela internet. Com o nome de Fest Curteco – Festival de Curtas Ecológicos do WWF, a iniciativa vai premiar cinco vídeos e levará em conta a originalidade, a criatividade e a pertinência ao tema proposto.

Segundo a WWF, os interessados devem gravar um vídeo com duração de 15 segundos a 1 minuto em que mostram o que fazem para colaborar com o meio ambiente.

O primeiro colocado vai ganhar uma viagem para o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, com acompanhante. O segundo e terceiro colocados vão ganhar um final de semana no Paraíso Eco Lodge, em Ribeirão Grande, 241 km de SP, também com acompanhante.

Recomendados

Ainda de acordo com o WWF, o concurso tem por objetivo fazer com que as pessoas compartilhem ações adotadas para reduzir a pegada ecológica (veja a explicação para o termo mais abaixo).  Dessa forma, a ideia é ampliar o número de pessoas engajadas na causa ambiental. O intuito é comunicar como nossos hábitos de vida cotidianos causam impactos diretamente na conservação do meio ambiente.

«Ao lançar a primeira edição do Fest Curteco estamos buscando sensibilizar a população por meio do exemplo positivo. Cada cidadão pode fazer a sua parte pelo planeta e, juntos, temos o potencial para transformar a sociedade em prol de um futuro mais sustentável e em harmonia com a natureza», afirma Renata A. Soares, superintendente de Comunicação, Marketing e Engajamento do WWF-Brasil.

Para participar do concurso, o candidato deve preencher o cadastro com os seus dados no site www.curteco.com.br, responder a cinco perguntas básicas sobre o comportamento socioambiental, fazer o cálculo da sua pegada ecológica e mandar o link do seu vídeo.

A seleção dos melhores trabalhos será feita por uma equipe técnica ligada à área ambiental e os vídeos selecionados serão submetidos a uma comissão julgadora composta por Marina Person (apresentadora de TV), Renata Falzoni (jornalista e cicloativista) e Mara Mourão (cineasta). O trio vai avaliar todos os vídeos enviados até o dia 10/08 e os cinco ganhadores serão anunciados no dia 18/08, pela internet.

Mais detalhes sobre os prêmios, regulamento e outras informações estão em www.curteco.com.br.

Pegada ecológica
Segundo o WWF, pegada ecológica é uma metodologia que avalia a demanda humana por recursos naturais renováveis com a capacidade regenerativa do planeta. É uma forma de traduzir a extensão de território que uma pessoa, cidade, país, região ou até a população do mundo todo utiliza, em média, para suprir suas demandas de consumo: produtos, bens e serviços. A ferramenta foi criada por pesquisadores da Global Footprint Network.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos