Estilo de Vida

Jimny 2015 só traz mudanças no 4Sport

Principais mudanças estão no exterior | Divulgação
Principais mudanças estão no exterior | Divulgação

Fabricado no Brasil pela Suzuki há pouco menos de dois anos, o Jimny 4Sport acaba de ganhar uma atualização.

A versão é a única da família – que conta com o Jimny 4ALL, Jimny 4SUN e Jimny 4WORK – a receber mudanças na linha 2015.

Entre as modificações estão a presença obrigatória de air bag duplo e ABS, além de side step (apoio de pé lateral integrado na carroceria) e novos para-choques dianteiro e traseiro que foram projetados de maneira modular, com fixação externa, para facilitar a manutenção do SUV.

A mudança mais eficaz, no entanto, está na presença de um engate dianteiro (o modelo é o único na categoria a oferecer essa opção), o que facilita manobras com carretas e jet skis, por exemplo.

Por baixo do capô, o 4×4 traz o mesmo motor 1.3l, movido a gasolina, 16V e 85 cavalos. Falando de um modelo desses os números parecem realmente baixos, mas é preciso destacar a leveza do veículo (apenas 1.060 kg) para entender como o jipinho é capaz de praticamente subir paredes.

Peças são modulares e de fixação externa | Divulgação
Peças são modulares e de fixação externa | Divulgação

Bravura nos terrenos mais difíceis

Os aventureiros dispostos a pagar os atuais R$ 64.990 pelo modelo poderão contar com um carro, além de caro, resistente.

As dimensões compactas do veículo combinadas a um raio de  giro de 4,9 metros e a uma altura de 22 cm livre do solo fazem dele bastante capaz em terrenos cheios de armadilhas.

Após um teste na pista off-road montada no autódromo Velo Cittá, em Mogi-Guaçu, interior de São Paulo, a conclusão é de que o modelo está preparado para enfrentar pedras, lama e, sobretudo, subidas e descidas extremamente íngremes. Isso tudo graças ao sistema de tração presente no painel central que permite diferentes combinações de marchas nas três opções de uso (2WD – com tração nas traseiras; 4WD – com tração nas quatro rodas; e 4WD-L –reduzida).  

Prova de resistência

Simultaneamente ao lançamento do modelo 2015 do Jimny 4Sport, a Suzuki comemora o fim do desafio “100 mil km em 100 dias.”

Ao final das 1.450 horas de pilotagem por Estados como Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e São Paulo, a marca compilou os resultados da experiência que avaliou o desempenho de dois Jimnys 4SPORT em trechos urbanos, condições off-road e rodovias. Entre as principais medições estiveram molas, amortecedores, sistemas de freio e integridade da carroceria, que foi marcada para avaliar possíveis desalinhamentos.

Com apenas algumas ocorrências no percurso, é possível dizer que os modelos concluíram os objetivos de maneira bem satisfatória, já que ao dirigir  os veículos do desafio é quase imperceptível a  diferença se comparado a um modelo 0km. 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos