Esporte

Japão declara estado de emergência novamente, meses antes da Olimpíada

O governo do Japão declarou ontem estado de emergência de um mês na capital Tóquio e em três cidades vizinhas para conter a disseminação de infecções pelo novo coronavírus, uma vez que o número de casos em menos de 24 horas atingiu o recorde de mais de 7 mil infecções.

Faltando pouco mais de seis meses para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, adiados no ano passado por causa da pandemia da covid-19, o estado de emergência corre o risco de esfriar ainda mais o ânimo da população japonesa, em sua maioria a favor de um novo adiamento, ou mesmo cancelar o evento esportivo, programado para acontecer de 23 de julho a 8 de agosto.

As autoridades anunciaram que o período de restrição deve seguir de hoje até 7 de fevereiro nas prefeituras de Tóquio, Saitama, Kanagawa e Chiba, cobrindo cerca de 30% da população do país. No entanto, mais cidades japonesas consideram pedir ao governo a implementação do estado de emergência.

Recomendados

“Declaramos o estado de emergência porque se teme que a rápida disseminação do novo coronavírus por todo o país terá um impacto significativo na vida de seus habitantes e na economia”, disse Yoshihide Suga, primeiro-ministro japonês, durante uma reunião com especialistas.

A situação é ainda mais preocupante porque a cidade-sede das Olimpíadas está com 88% dos leitos ocupados. Nada disso, porém, diminui o otimismo de Suga em realizar a Olimpíada: “Estou determinado a realizar Jogos seguros.”

Vacina

Em paralelo, o COI (Comitê Olímpico Internacional) está trabalhando para priorizar os atletas a receberem a vacina para que o evento possa ser realizado com segurança. O aumento do número de casos no Japão e o surgimento de novas variantes do novo coronavírus levam a um desejo crescente de vacinar os esportistas nas próximas semanas e meses.

Em terras japonesas, há uma corrida contra o tempo para garantir a imunização de sua população antes do evento. Apesar de ter garantido o direito de comprar ao menos 540 milhões de doses de diferentes vacinas – boa parte produzida no Ocidente –, é improvável que uma dessas vacinas consiga uma aprovação para ser aplicada antes de maio por conta de requisitos do próprio país.

A flexibilização de muitos países nas regras para acelerar a vacinação em massa não deve ser adotada por lá, uma vez que o Japão tem regras rígidas de ensaios clínicos antes de aprovar uma vacina.

Tocha

Após o anúncio do estado de emergência, o governo metropolitano de Tóquio divulgou que as próximas exibições da tocha olímpica na capital japonesa foram adiadas “para reduzir o fluxo de pessoas e a disseminação da covid-19”. A tocha estava em exibição em alguns municípios no final de 2020 e as exibições deveriam recomeçar nesta quarta-feira, mas as autoridades optaram por adiar tudo até o fim deste mês.

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos