O secretário de segurança pública de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho confirmou nesta quarta-feira, que os clássicos do futebol paulista continuarão com torcida única em 2017. A decisão de manter apenas a torcida mandante nas arquibancadas, aprovada por unanimidade, foi tomada em uma reunião entre a Federação Paulista de Futebol (FPF), Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos, Ministério Público e polícias Civil e Militar.
ANÚNCIO
O secretário informou também que, por causa da medida de permitir apenas uma torcida nos estádios, adotada em abril deste ano, a o público nos jogos aumentou de 290 mil, em 2015, para 361 mil torcedores, em 2016.
“As torcidas se sentiram mais à vontade para levar a família, esposa, namorada. É maior o clima de segurança”, disse Mágino em entrevista coletiva de imprensa realizada na Secretaria.
De acordo com dados da Secretaria de Segurança, houve também diminuição de 38% no efetivo da tropa de choque e 24% na tropa territorial, além de redução de 75% de confrontos entre torcedores.
Barbosa Filho afirmou que serão realizadas reuniões bimestrais, ao longo do ano, para decidir sobre a ampliação ou flexibilização das restrições, que incluem a proibição das torcidas organizadas nos estádios ou qualquer adereço que as identifiquem, como bandeiras ou faixas.