ANÚNCIO
A Fifa anunciou nesta segunda-feira que vai permitir que o público vote em uma versão reformulada de seu prêmio anual de melhor jogador do mundo.
A cerimônia realizada anualmente em Zurique, que até o ano passado era organizada em parceria com a France Football e levava o nome de Bola de Ouro, será renomeada para «Prêmios Melhores do Futebol da Fifa» após o rompimento da parceria com a revista francesa, informou a entidade responsável pelo futebol mundial.
Sob o novo sistema, metade dos votos virá de jogadores e técnicos das 211 seleções nacionais filiadas à Fifa e metade do público, que participará por meio de uma votação online, e de representantes da mídia selecionados.
«Esse evento será sobre futebol e seus participantes mais apaixonados: jogadores, técnicos e torcedores», disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino. «É um evento novo com uma nova abordagem para comemorarmos o esporte que todos nós amamos.»
Serão entregues oito prêmios no total, incluindo para melhor técnico, melhor jogadora e melhor técnico de futebol feminino, fair play e prêmio da torcida.
O prêmio de melhor jogador do mundo do ano passado, vencido por Lionel Messi à frente de Cristiano Ronaldo, contou com uma aparente votação tática dos jogadores.
Messi, votando como capitão da Argentina, escolheu seus companheiros de clube no Barcelona Luis Suárez, Neymar e Andres Iniesta, enquanto Ronaldo, votando como capitão de Portugal, escolheu seu companheiro de Real Madrid Karim Benzema, James Rodríguez e Gareth Bale.