Terezinha Guilhermina em sua bateria nos 100m | Celso Pupo /Fotoarena/Folhapress
Clique e confira o quadro de medalhas
Dona de seis medalhas paralímpicas e um dos principais nomes do para-atletismo brasileiro, Terezinha Guilhermina passou por momentos de tensão nesta quinta-feira (8), primeiro dia de competições na Rio 2016.
Nas eliminatórias dos 100m, só o vencedor de cada bateria se classificaria direto para as semifinais. Largando na terceira bateria, Terezinha deu azar ao cair na mesma série que a chinesa Liu Cuiqing, favorita ao ouro. Com uma largada ruim, a brasileira se recuperou na prova, mas terminou apenas em segundo, com 12s19, atrás da chinesa, que fez o melhor tempo de todas as séries, com 12s03.
Só após todas as baterias Terezinha teve sua classificação para a semifinal confirmada. No fim, ela fez o quarto melhor tempo. Outras duas brasileiras se classificaram para a próxima fase ao vencerem suas baterias, mesmo com tempo inferior ao de Terezinha: Lorena Spoladore, com 12s49, e Jerusa Santos, com 12s34.
Jerusa, aliás, correu ao lado do guia Guilherme Santana, que corria até o ano passado com Terezinha, mas a dupla foi desfeita após fracassar no Mundial de 2015. Terezinha pode ter que duelar com Jerusa (e Guilherme) por vaga na final. As semifinais serão disputadas nesta sexta (9).