A dois jogos do fim da competição, a Lusa enfrenta o já rebaixado Guaratinguetá e o Tombense, que briga para se classificar à segunda fase. Já o clube carioca visita o Juventude e encerra a sua participação diante do Botafogo-SP, em casa.
Para a Portuguesa fugir do rebaixamento, o Macaé pode, no máximo, conquistar dois pontos. Com isso, a equipe do Canindé precisaria vencer os seus jogos por uma margem de gols confortável para bater o rival no saldo de gols.
Se o clube carioca perder as duas partidas, basta a Lusa golear o Guaratinguetá, no Canindé, e arrancar um empate diante do Tombense, fora de casa. Assim, a Portuguesa conseguiria o milagre da permanência.
As chances matemáticas, no entanto, não empolgam. De acordo com o site Chance de Gol, a equipe rubro-verde tem 87,5% de risco de parar pela primeira vez na quarta divisão nacional, contra apenas 12,5% do Macaé.
O possível rebaixamento seria o quarto em três anos da Lusa, que já caiu para a Série B em 2013 e para a terceirona no ano seguinte. Em 2015, a Portuguesa ainda sofreu o descenso no Campeonato Paulista.