A quatro dias da aberturas das Olimpíadas do Rio, vários setores já estão agitados e preparados para entrar no clima de competição. É assim com a Fundação Lemann, que em parceria com o Instituto Península e o Programa Transforma Rio 2016 criou os Jogos do Conhecimento.
ANÚNCIO
Hospedado no maior site de matemática do mundo, o Khan Academy, a competição dá partida nesta quarta-feira e promete medalhas para os que colocarem o cérebro para funcionar com exercícios e vídeo-aulas de matemática.
“Queríamos trabalhar com uma ação que envolvesse o tema dos jogos, fazendo um paralelo entre as histórias de perseverança no esporte e as histórias de perseverança na educação”, contou Leonardo Roque, analista de projetos da Fundação Lemann.
Os Jogos do Conhecimento vão até o dia 18. Todos podem participar. Segundo Roque, a plataforma se adapta ao desempenho do ‘jogador’.
“É uma forma inovadora de ensinar, de poder praticar e saber o seu nível de conhecimento”, explica Roque sobre o Khan Academy, que vai abrigar os Jogos do Conhecimento e é usado por cerca de 80 mil alunos de escolas públicas do Brasil.
E as medalhas?
Os exercícios e as vídeo-aulas de matemática ofertados são gratuitos e abrangem conhecimentos de crianças e adolescentes do 3º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Quem entrar no Khan Academy a partir de quarta e assistir a uma vídeo-aula já ganha a medalha da ‘perseverança’.
ANÚNCIO
Para chegar no ouro já é mais difícil: é preciso assistir 100 vídeos ou realizar 100 exercícios. Para a prata o número cai para 50 e bronze para 10.
Existe ainda a supermedalha, que aguarda quem completar o marco de 200 vídeos ou exercícios feitos.
Os organizadores dos Jogos do Conhecimento preparam um conteúdo exclusivo para os atletas da matemática não desanimarem. Atletas olímpicos e paralímpicos como Daiane dos Santos, Diogo Silva, Patrick Lourenço e Terezinha Guilhermina contam em vídeo suas histórias de superação, determinação e disciplina.
“Acreditamos que a inteligência não é fixa. São nos momentos mais que crescemos mais”, completou Roque.
O endereço do Khan Academy é www.pt.khanacademy.org/.