Esporte

Real, de CR7, pega o PSG na 1ª fase da Liga dos Campeões

Nesta quinta-feira, a Uefa sorteou os grupos que disputarão a Liga dos Campeões da temporada 2015/2016. As equipes foram divididas em quatro potes de oito. No sorteio, são formados grupos com quatro integrantes, cada um proveniente de um pote.

Se alguma combinação não permitida pelo regulamento acontecer, como equipes da Rússia e da Ucrânia no mesmo grupo, o sorteio é repetido.

A divisão entre os potes teve o seguinte critério: campeões nacionais ficaram no primeiro, enquanto as 24 equipes restantes foram divididas de acordo com o ranking da Uefa. Como o Barcelona foi campeão espanhol e vencedor da última edição da Liga dos Campeões, o PSV ocupou a oitava vaga do primeiro pote.

Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para as oitavas de final da competição. Os terceiros garantem uma vaga na Liga Europa. A final da Liga dos Campeões será disputada dia 26 de maio de 2016, no San Siro, em Milão.

Confira os grupos da Liga dos Campeões:

Grupo A: Paris Saint-Germain, Real Madrid, Shakhtar Donetsk e Malmo.
Grupo B: PSV, Manchester United, CSKA e Wolfsburg.
Grupo C: Benfica, Atlético de Madrid, Galatasaray e Astana.
Grupo D: Juventus, Manchester City, Sevilla e Borussia Mönchengladbach.
Grupo E: FC Barcelona, Bayer Leverkusen, Roma e Bate Borisov.
Grupo F: Bayern, Arsenal, Olympiacos e Dínamo Zagreb.
Grupo G: Chelsea, Porto FC, Dínamo de Kiev e Maccabi.
Grupo H: Zenit, Valencia, Lyon e Gent.

Confira, grupo a grupo, algumas curiosidades:

Grupo A (PSG, Real Madrid, Shakhtar Donetsk, Malmo)

Após a classificação do Malmo para a fase de grupos, o astro Zlatan Ibrahimovic postou nas redes sociais que gostaria de enfrentar o clube que o revelou, e acabou acertando, já que o time sueco está na mesma chave do PSG.

twitter ibrahimovic

Entre os oito grupos, este é que traz o maior número de brasileiros. Contando os naturalizados, são 20: Marquinhos, David Luiz, Thiago Silva, Maxwell, Thiago Motta, Lucas, Danilo, Marcelo, Pepe, Casemiro, Márcio Azevedo, Marlos, Alex Teixeira, Fred, Bernard, Taison, Ismaily, Wellington Nem, Eduardo da Silva e Dentinho.

Grupo B (PSV, Manchester United, CSKA e Wolfsburg)

Recém-contratado pelo Manchester United, o meia Memphis Depay enfrentará o PSV, clube que defendeu até a última temporada. Além disso, Louis Van Gaal, ex-Ajax, fará um duelo de técnicos com Philip Cocu, jogador que comandou na seleção holandesa.

O time inglês também já anotou vitória sobre CSKA na edição 2009/2010 da Champions, jogando na Rússia, e sobre o Wolfsburg, em 2009/2010.

Grupo C (Benfica, Atlético, Galatasaray e Astana)

O goleiro Oblak, do Atlético de Madri, terá pela frente o Benfica, seu ex-clube. A atração do grupo é o Astana, primeiro time do Cazaquistão a garantir vaga na fase de grupos.

A chave também conta com dois dos “vilões” da Seleção na Copa de 2010: Felipe Melo, do Galatasaray, e Júlio César, do Benfica.

Grupo D (Juventus, Manchester City, Sevilla e Borussia Monchengladbach)

O grupo pode ser considerado o mais difícil da primeira fase, já que reúne o vice-campeão europeu, o atual bicampeão da Liga Europa, o vice-campeão inglês e o terceiro colocado no alemão, que goleou o Bayern na temporada passada.

Um reencontro acontecerá no duelo entre Juventus e Sevilla, que anunciou recentemente a contratação do atacante Llorente, ex-Juve.

Grupo E (Barcelona, Leverkusen, Roma, BATE Borisov)

Atual campeão, o Barcelona guarda boas lembranças de Bayer Leverkusen e BATE Borisov. Na temporada 2011/2012, o time catalão derrotou os bielorrussos por 4 a 0 e 5 a 0 na fase de grupos. Nas oitavas, uma goleada por 7  a 1 sobre o time alemão teve sabor especial para Messi, que se tornou o primeiro a marcar cinco vezes em um mesmo jogo da Champions.

Outra curiosidade que permeia o grupo envolve um brasileiro: Gerson. Após quase ser anunciado pelo Barcelona, o ex-jogador do Fluminense acabou acertando com a Roma. Se não for emprestado, o atacante pode enfrentar o Barça.

Grupo F (Bayern, Arsenal, Olympiacos e Dinamo Zagreb)

Bayern de Munique e Arsenal se enfrentaram duas vezes seguidas nas oitavas de final, e os alemães levaram a melhor em ambas.

Em 2012/2013, ano em que os bávaros foram campeões, o time alemão fez 3 a 1 em Londres e ficou em situação confortável para a volta. Porém, os ingleses surpreenderam na Allianz Arena e venceram por 2 a 0, sendo eliminados apenas pela regra do gol fora.

No ano seguinte, na mesma fase, o Bayern voltou a vencer no Emirates Stadium (2 a 0) e depois garantiu vaga com empate em casa.

Grupo G (Chelsea, Porto, Dynamo de Kiev e Maccabi Tel-Aviv)

O grande encontro do grupo envolve José Mourinho, treinador do Chelsea, e o Porto. Em 2004, o treinador português conquistou o título da Champions com a equipe do Estádio do Dragão, em final diante do Monaco.

Quem também encontrará o ex-time é Falcao Garcia, campeão da Liga Europa com o Porto em 2010/2011, sendo artilheiro da competição. Já Ramires e Matic defenderam o Benfica, rival do clube azul.

Grupo H (Zenit, Valencia, Lyon e Gent)

Sem nenhum favorito claro, o grupo H é o único que não conta com nenhum ex-campeão. O máximo alcançado por um deles foi vice-campeonato obtido pelo Valencia em 2000/2001, quando perdeu para o Real Madrid.

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos