Para marcar a data de um ano para a Olimpíada do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, o prefeito da cidade, Eduardo Paes, pela primeira vez falou sobre a porcentagem de conclusão das instalações esportivas dos Jogos de 2016. O Parque Olímpico, na Barra, está 82% concluído. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa realizada dentro de uma das Arenas Cariocas, que são as obras mais adiantadas no local – com 85%, 91% e 93% de índice de conclusão.
ANÚNCIO
Por outro lado, o velódromo tem a menor porcentagem, 61%. Ainda assim, o prefeito prometeu entregar a obra até o fim do ano. No Complexo Esportivo de Deodoro, o Estádio de Canoagem Slalom, o Centro Olímpico BMX e o Circuito de Mountain Bike já foram 79% construídos. A Arena da Juventude, por outro lado, está com 62%. Todas as estruturas do complexo devem estar prontas até o primeiro trimestre do ano que vem.
Com a proximidade do término das principais obras de instalações esportivas, o relacionamento entre a prefeitura, o Comitê Rio 2016 e o Comitê Olímpico Internacional (COI) melhorou bastante. Há uma ano, a comunidade olímpica internacional criticou bastante o planejamento do Rio. “Todas as obras estão no prazo, apesar de algumas terem um percentual muito baixo. As pessoas cobram muito isso da gente”, admitiu o prefeito, que prometeu entregar tudo até 30 de junho.
Nesta quarta, Paes elogiou a preocupação do COI com o legado para a cidade e o acompanhamento de questões como transporte público, e fez uma comparação com a Federação Internacional de Futebol: “A Fifa quer saber de estádio, aeroporto e hotel. E nem muito hotel. Só dois, para eles ficarem”, ironizou Paes.
No fim da tarde, uma cerimônia foi realizada na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, com a presença da presidente Dilma Rousseff e do presidente do COI, Thomas Bach, para comemorar a data. “Os Jogos Olímpicos deixarão um legado de estruturas para atletas de ponta e para a população. Também deixarão legado de mobilidade urbana”, disse Bach.
Ingressos
Segundo o presidente do Comitê Organizador, Carlos Arthur Nuzman, mais de 50% dos 7,5 milhões de ingressos para os Jogos já foram alocados, incluindo vendas ao público geral e cotas de federações e patrocinadores. Em outubro, a venda direta ao público tem início pela internet. Os ingressos que sobrarem vão para as bilheterias.
ANÚNCIO
Tocha Olímpica
Também foi divulgada a data da viagem da tocha olímpica ao país, em maio do ano que vem. A tocha sairá de Atenas, na Grécia, no dia 21 de abril. Até o dia 27, ficará em uma exposição na sede do Comitê Olímpico Internacional, em Lausanne, na Suíça, e segue para a Brasília. No dia 3 de maio, inicia seu percurso até o Rio de Janeiro, no dia 5 de agosto, no Maracan