logo
Esporte
Esporte 22/04/2015

Pela primeira vez na história, NBA fará um jogo na África

Luol Deng será o capitão do Time África | Divulgação/Facebook

Luol Deng será o capitão do Time África | Divulgação/Facebook

Pela primeira vez na história, a NBA fará um jogo no continente africano. No dia primeiro de agosto de 2015, as equipes lideradas por Luol Deng e Chris Paul jogarão uma partida amistosa, em mais uma ação da NBA Global, projeto da liga norte-americana que leva o esporte ao redor do mundo.

Além dos dois capitães, a organização também confirmou outras duas estrelas. Os técnicos Greg Popovich, lenda do San Antonio Spurs, e Mike Budenholzer, do Atlanta Hawks e eleito o melhor treinador da temporada, comandarão as equipes.

O jogo será realizado no Ellis Park, em Johanesburgo, na África do Sul e terá transmissão ao vivo para todo o país e outras nações africanas.

Atualmente no Miami Heat, Luol Deng, que nasceu no Sudão do Sul, será o capitão do “Time África” contra o “Time Mundo” de Chris Paul, do Los Angeles Clippers.

Desde 2010, a NBA possui um escritório no país, estabelecendo ele como uma base de desenvolvimento do esporte, que ainda tem no futebol sua modalidade favorita. Mesmo assim, os jogos da liga norte-americana de basquete são transmitidas nos canais de televisão.

“A NBA vem trabalhando duro para evoluir o basquete na África, e estou empolgado de realizarmos o primeiro jogo no continente”, disse Adam Silver, comissário da liga.

Mais de 35 jogadores africanos já atuaram na NBA. Entre eles está o nigeriano, e embaixador da ação, Hakeem Olajuwon, bicampeão pelo Houston Rockets em 1994 e 1995.

Parte da renda adquirida na partida será repassada para instituições de caridade, incluindo a fundação de Nelson Mandela.