logo
Esporte
Esporte 10/04/2015

Saiba quem é quem na segunda fase do Campeonato Paulista

A bola vai rolar entre sábado e domingo, pelas quartas de final, para definir os semifinalistas do Campeonato Paulista. Os grandes entram como favoritos, mas todo cuidado é pouco com os desafiantes do interior.

logo-paulistao corinthiansPresente de grego
O Corinthians foi o melhor time da fase de grupos. E ganhou um presente de grego por isso. O adversário é a centenária Ponte Preta, única equipe do interior que disputa a Série A do Brasileirão. Que o Timão precisa se cuidar no jogo deste sábado, em Itaquera, não há dúvidas. Mas, se o duelo não é fácil para o alvinegro, o que dizer para a Macaca. Pela frente, um Corinthians invicto no torneio, embalado e bem orquestrado pelo técnico Tite. É verdade que, em 2012, o time de Campinas eliminou o Timão nessa mesma fase. Com o mesmo Tite no banco. Quem se importa? No final do ano, o alvinegro acabou campeão da Libertadores e do Mundial. E, em 2013, o Timão deu o troco e eliminou o clube de Campinas. E agora, mesmo se a Macaca jogar no mesmo nível dos jogos contra Palmeiras e Santos, não deve passar. Será um bom teste para o Corinthians, mas o time do Parque São Jorge está a muitos passos na frente.

logo-paulistao-2Para levantar voo
Em qualquer outro contexto, o São Paulo entraria como franco favorito contra o novato Red Bull Brasil. Mas, desta vez, o jogo vale mais do que a vaga na semifinal do Paulistão. Após quase quatro meses sem encontrar seu melhor futebol, o Tricolor perdeu Muricy Ramalho e chega para o confronto deste sábado, no Morumbi, com o interino Milton Cruz no banco de reservas. Além disso, as principais estrelas da companhia não vêm rendendo o esperado, e, após a boa vitória por 3 a 0 contra a Portuguesa na última rodada, o são-paulino vive a expectativa de ver o time engrenar, passar do Red Bull e chegar embalado no duelo pela Libertadores no meio da semana. Para isso, vai precisar jogar bola. O time de Campinas deu trabalho na 1a fase, ganhou do Palmeiras e empatou com o Corinthians. Na reta final, o Tricolor ganhou um reforço: o volante Wesley, ex-jogador do Verdão.

LOGO-PAULISTAO-SANTOSHora de embalar
O Santos é figura carimbada nas decisões do Campeonato Paulista dos últimos anos. E justamente em 2015, quando o clube iniciou com problemas financeiros e, para muitos, não tinha condições de brigar pelo título, o Peixe surpreendeu e encerrou a primeira fase com a segunda melhor campanha geral. Nem a saída do técnico Enderson Moreira – Marcelo Fernandes foi efetivado – atrapalhou a caminhada santista até as quartas de final. Mas a equipe que chegou “comendo pelas beiradas” procura ainda se firmar diante dos rivais.  Precisa embalar para assustar na reta final. Para isso, vai ter de despachar o XV de Piracicaba domingo, na Vila Belmiro. O Nhô Quim se classificou “aos 45 do segundo tempo”, mas chegou lá. E empolgado, sob o comando de Toninho Cecílio. Mas Robinho e companhia entram como os grandes favoritos no jogo.

logo-paulistao-palmeirasMostra sua cara
O Palmeiras foi o time mais badalado no início do ano, contratou 20 jogadores e empolgou os torcedores. Quando a bola começou a rolar, no entanto, o alviverde oscilou bons e maus momentos na competição, tudo em nome do “entrosamento”. Agora, esse tempo acabou. E o Verdão precisa mostrar suas credenciais diante do Botafogo, domingo, para seguir no Paulistão e mostrar que, de fato, as coisas mudaram pelos lados do Palestra Itália. Só que a missão palmeirense não é tão simples assim. A Pantera da Mogiana, que bateu o São Paulo na fase de grupos, conta com nomes experientes como o lateral André Santos e o meia Zé Roberto. Para esta fase, o Verdão tem um novo trunfo: Cleiton Xavier. O meia, que chegou há dois meses do Metalist, da Ucrânia, será inscrito – cada clube pode fazer 4 mudanças em relação aos 28 jogadores registrados no início da competição.

oitavas-de-final-paulistao

regulamento-paulistao