:quality(70)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/metroworldnews/GYOVIKVJAZE7NGEBYE534GVNPI.jpg)
Para marcar os 500 dias do início da Olimpíada, o Comitê organizador dos Jogos do Rio 2016 divulgou o calendário de competições para o torcedor montar sua programação. O documento mostra as datas em que serão disputadas as modalidades, mas ainda sem os horários. Entre os dias 6 e 21 de agosto, mais de 10.500 atletas de 42 esportes vão participar de 306 disputas por medalhas.
Esportes como o vôlei, o basquete e o handebol, que têm grande procura por ingressos, serão disputados em todos os dias. O futebol, que tradicionalmente começa dois dias antes da abertura, é o único que não tem calendário definido. A Fifa esbarra na indefinição da Arena Corinthians para confirmar São Paulo como uma das cinco subsedes, além do Rio. Segundo o comitê, estão sendo realizadas reuniões com a prefeitura e o clube para definir o valor e quem vai pagar o overlay (estruturas temporárias).
Há a possibilidade de os jogos que seriam disputados na Arena Corinthians não estarem disponíveis no dia 31 – quando já começa a fase de escolha dos ingressos que irão a sorteio. “Eu não tenho dúvidas de que teremos São Paulo na Olimpíada”, afirmou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Co-Rio 2016 e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A relação completa das datas de cada modalidade está em www.rio2016.com
• Cerimônias. Abertura, no dia 5 de agosto, e encerramento, no dia 21 de agosto de 2016.
• Basquete, vôlei, handebol e boxe. Entre os dias 6 e 21 de agosto.
• Futebol. A definir.
• Atletismo. Entre os dias 12 e 20 de agosto. Maratona será no dia 21.
• Natação. Entre os dias 6 e 13 de agosto.