Esporte

Fognini bate Nadal e pega Ferrer na final do Rio Open

O astro espanhol Rafael Nadal, 1º cabeça de chave e atual campeão, foi eliminado nas semifinais do ATP 500 Rio Open pelo italiano Fabio Fognini, neste sábado no Rio de Janeiro.

ANÚNCIO

Fognini, 28º tenista do mundo, pintou a zebra no complexo do Jockey Club da cidade maravilhosa, virando a partida para vencer Nadal em três sets, parciais de 1-6, 6-2, 7-5.

Na grande final de domingo, Fognini, 4º cabeça de chave do torneio, duelará pelo troféu com outro espanhol, David Ferrer, segundo favorito que mais cedo derrotou o austríaco Andreas Haider-Maurer, 7-5, 6-1.

Recomendados

Os dois tenistas chegaram às semifinais desgastados. Na véspera, Fognini fez uma verdadeira maratona contra o argentino Federico Delbonis, numa partida que o italiano precisou de mais de três horas para vencer (6-4, 6-7, 7-6).

Já Nadal, que por causa da demora de todas as partidas disputadas na quadra central na sexta-feira, entrou em quadra somente à 1h15 da madrugada de sábado contra o uruguaio Pablo Cuevas. Contra Fognini, portanto, Rafa fez sua segunda partida em 24 horas.

Nas semifinais, porém, quem começou acusando o desgaste foi o italiano, que errou muito no primeiro set, foi quebrado duas vezes e não viu a cor da bola. Resultado: 6-1 Nadal.

Tudo parecia se encaminhar para uma fácil vitória do Toro Miúra, que começou o segundo set quebrando novamente o serviço do adversário.

Fognini devolveu a quebra graças à dupla-falta de Nadal, mas outro acontecimento acabaria recolocando o italiano de vez na partida.

Fognini irritado
No game seguinte, com break-point a favor de Nadal, Fognini foi finalizar um ponto com um voleio fácil, mas acabou tocando na rede, dando outra quebra para o espanhol.

Revoltado com a marcação do árbitro, o italiano reclamou muito, mas quem pensava que ele se abateria na partida se enganou. Mostrando muita personalidade, Fognini jogou possesso e quebrou Nadal três vezes seguidas, levando o set em fáceis 6-2.

Com um set para cada lado, os dois tenistas, focados na vitória, fizeram um terceiro set parelho, que só foi resolvido no 12º game.

Com 6 a 5 para o italiano, Fognini desperdiçou dois match-points antes de fechar a partida na terceira oportunidade, com uma linda deixadinha sem ângulo e colado na rede.

Derrotado pela primeira vez em solo brasileiro em sua 21ª partida no país, Nadal deixou a quadra cabisbaixo, mas já focado em seu próximo torneio. Na semana que vem, o espanhol jogará o ATP de Buenos Aires.

Tags

Últimas Notícias