A tenista tcheca Petra Kvitova dominou a canadense Eugenie Bouchard, na manhã deste sábado (5), e sagrou-se bicampeã do torneio de Wimbledon. A atual número seis do ranking alcançou a segunda vitória em duas partidas contra a adversária de 20 anos após 55 minutos, ao derrotá-la por 2 sets a 0, parciais 6/3 e 6/0. Foi a partida mais rápida em uma final do torneio inglês nos últimos 25 anos.
Com o resultado em Londres, Kvitova, além de juntar o troféu desta temporada ao conquistado em 2011 sobre Maria Sharapova, assumirá o quarto lugar do mundo na próxima atualização do WTA.
«Eu não posso dizer que isso é mais especial, porém depois de três anos segurar o troféu aqui novamente é incrível», disse a atleta.
Já Bouchard, primeira canadense na história a se classificar para uma decisão de Grand Slam, irá figurar de maneira inédita entre as dez tenistas mais bem ranqueadas, ocupando o sétimo posto.
Ela havia entrado na competição como cabeça de chave número treze e superado duas adversárias com melhores posições: a romena Simona Halep (3), na semifinal, e a alemã Angelique Kerber (9), na fase anterior.
«Eu não sei se mereço o amor de vocês hoje, mas eu realmente aprecio isso. Sinto que este foi um passo na direção certa», comentou a vice-campeã.
O bicampeonato também coloca Kvitova na lista de oito mulheres que levantaram pelo menos duas vezes a taça em Wimbledon na chave de simples, ao lado das irmãs Serena e Venus Williams, Steffi Graf, Martina Navrátilová, Chris Evert, Billie Jean King e Evonne Goolagong.