Na última quarta-feira, dia 29 de janeiro, Dia Nacional da Visibilidade Trans, Maria Clara Spinelli, de 49 anos, usou seu perfil no Instagram para anunciar o fim de sua carreira de atriz.
Maria é conhecida por suas atuações em novelas da TV Globo como ‘A Força do Querer’ (2017) e o remake de ‘Elas por Elas’ (2023-2024), onde deu vida a Renée, primeira protagonista transgênero de uma novela da emissora.
A agora ex-atriz também esteve no elenco no filme brasileiro de 2009, ‘Quanto Dura o Amor?’, dirigido por Roberto Miranda, e ganhou quatro prêmios internacionais de Melhor Atriz, incluindo os festivais de Paulínia e Palm Springs.
Leia também:
Gravidez ou fake news? Famosa vira assunto no Fofocalizando e agita redes sociais
Na rede social, Maria escreveu: “Há coisas que precisamos fazer e que são maiores do que nós mesmas. É uma Fúria. Uma Fúria Santa. E é essa Fúria o que me sustenta. Ser desprezada é pior do que ser odiada. Continuarei a escrever... até o fim”.
“Terapia também é um processo de luto. Da pessoa que você acha que é, para a pessoa que você pode se tornar, talvez. Com sorte. Em um processo de muita dedicação e esforço. Estou sempre agradando aos outros. E, para agradar aos outros, eu preciso ser violentada. E eu não quero. Eu não quero mais!”, desabafou.
“Hoje, aposenta-se uma atriz-trans. Hoje, morre uma mulher-trans. Aquelas, das quais eu nunca fui. Fiquei pensando: ‘Por que me chamariam para interpretar outro personagem, que não viesse com a experiência transgênero?’”.
“Enfim, há muitas outras atrizes – ‘de verdade’’. Há muitas outras mulheres – ‘de verdade’. Que podem desempenhar esses papéis. Eu, não. Então, a carreira de Maria Clara Spinelli, encerra-se. Aqui. (Mas, eu ainda tenho um gato)”, finalizou.
Confira:
Na seção de comentários, diversos famosos lamentaram a decisão de Maria Clara Spinelli. “Maria mais que especial”, escreveu a atriz Valentina Herszage. “Eu te celebro. Eu te apoio. Mas estou triste”, comentou o ator Amaury Lorenzo.
“Você é comprometida e apaixonada em tudo que faz. Receba meu maior [emoji de coração]”, declarou o ator Lázaro Ramos. “Maria, Maria, sua arte é tão maior. Volte logo! Volte antes! Fique!”, acrescentou o ator Che Moais.

