A publicação póstuma do último romance de Gabriel García Márquez, “Nos Vemos em Agosto”, desafia seus próprios desejos e oferece um vislumbre intrigante da complexa relação entre os legados literários, as decisões editoriais e a visão do autor. Este lançamento mundial, uma década após sua morte, levanta questões fascinantes sobre o papel dos herdeiros na preservação e divulgação do trabalho dos escritores icônicos.
Após a morte de García Márquez em 2014, fragmentos e notas do romance foram arquivados na Universidade do Texas, em Austin. No entanto, uma obra permaneceu inédita e esquecida, de acordo com os desejos do autor, até que seus filhos decidiram desafiar sua vontade.
Uma década após sua morte, o último romance de García Márquez, intitulado “Em agosto nos vemos”, foi publicado em quase 30 países. A história gira em torno de Ana Madalena Bach, uma mulher que viaja todo agosto para uma ilha do Caribe para visitar o túmulo de sua mãe. Durante essas viagens, Ana, temporariamente liberada dos laços familiares e matrimoniais, encontra novos amantes.
A publicação póstuma deste romance adiciona um capítulo surpreendente à vida e obra de García Márquez, um ícone literário premiado com o Prêmio Nobel. No entanto, levanta questões sobre como devem ser tratadas as obras póstumas que vão contra os desejos explícitos do autor.
Para os filhos de García Márquez, decidir o que fazer com "En agosto nos vemos" foi um dilema complicado, de acordo com o The New York Times. Embora seu pai tenha trabalhado arduamente na novela por um tempo, ele finalmente concluiu que não estava à altura devido à sua demência. No entanto, a ambiguidade nas avaliações de García Márquez sobre a qualidade da obra complicou a decisão de publicá-la.
Como ler “En Agosto no vemos” online
Este romance, de 150 páginas e publicado pela editora Random House, representa um legado literário para os seguidores de García Márquez e constitui uma homenagem póstuma ao ilustre escritor colombiano.
Para aqueles que desejam ler esta obra e são membros da Rede de Bibliotecas do Banco de la República, poderão desfrutar online desta novidade do universo de García Márquez através do OverDrive.
O que é Overdrive? É uma das coleções digitais exclusivas para os membros do banco, oferecendo uma seleção de mais de 4.000 eBooks e audiolivros de editoras reconhecidas.
Como você pode acessar o Overdrive se for um sócio?
- Acesse banrepcultural.org
- Na pesquisa, procure por “Overdrive” e filtre por “Informações gerais”
- Inicie sessão com as suas credenciais de sócio
