A 96ª edição do Oscar está chegando, e a categoria de Melhor Filme Estrangeiro se destaca como uma das mais acirradas. Entre os cinco indicados, dois se destacam como favoritos: A Sociedade de Neve (Espanha) e Eu, Capitão (Itália). Ambos filmes abordam temas de sobrevivência e resiliência humana, mas de perspectivas muito diferentes.
A Sociedade da Neve, dirigida por J.A. Bayona, conta a história real do acidente aéreo dos Andes em 1972 e a luta pela sobrevivência de um grupo de jovens jogadores de rúgbi uruguaios. O filme tem sido elogiado pela direção, atuações e efeitos especiais, e já ganhou vários prêmios internacionais.
Eu, Capitão, por outro lado, é um filme menor e intimista dirigido por Matteo Garrone. Conta a história de um homem que se torna capitão de um barco que resgata refugiados no Mediterrâneo. O filme tem sido aclamado pelo seu realismo cru e a sua mensagem humanitária.
As outras três nomeadas também são fortes concorrentes. ‘Dias Perfeitos’ (Japão) oferece um olhar tranquilo sobre a vida de Hirayama, um homem que encontra satisfação na simplicidade. “A Sala de Professores” (Alemanha) é um drama sobre as relações entre os professores de uma escola secundária. ‘Zona de Interesse’ (Reino Unido) é um thriller histórico sobre o Holocausto.
Quem vai ganhar o prêmio? É difícil dizer. Sociedade da Neve tem a vantagem de ser uma história mais conhecida e com um orçamento maior, mas Eu, Capitão recebeu críticas mais positivas. Sem dúvida, a decisão final será difícil para os membros da Academia.
Obviamente, as outras três não podem ser descartadas, apesar de haver duas favoritas. Todas abordam temas sensíveis e reais da vida cotidiana e da história da humanidade.
O que é claro é que a categoria de Melhor Filme Estrangeiro deste ano é uma das mais emocionantes na história do Oscar. Os cinco filmes indicados são obras de arte que nos convidam a refletir sobre a condição humana.
Os Prêmios Oscar serão neste domingo, 10 de março.

