Entretenimento

A história por trás de “Día de enero”, de Shakira: a cantora dedicou-a a um ex

Cantora esteve mais de uma década com a pessoa para quem escreveu canção

Fotogramas del video de 'Día de enero'
Shakira em 'Día de enero' há mais de 15 anos YouTube (YouTube: @Shakira)

Ao longo de mais de três décadas de carreira artística bem-sucedida, Shakira lançou inúmeras músicas de amor que marcaram os corações de gerações de audiências ao redor do mundo.

No entanto, uma das mais conhecidas é "Día de enero", uma música que foi lançada como single promocional de seu álbum "Fijación Oral Vol. 1" (2005) na América Latina no início de 2006.

Durante os mais de 15 anos que se passaram desde que foi ouvida pela primeira vez no rádio, centenas de pessoas ao redor do mundo cantaram e dedicaram os versos deste single aos seus entes queridos.

No entanto, nem todos os que a cantaram conhecem a história por trás dessa música tão pessoal para a cantora que a escreveu, produziu e cantou no início dos anos 2000.


Qual é a história por trás da música?

Shakira compôs ‘Día de enero’ entre os anos de 2002 e 2004. A música é uma carta de amor para o advogado argentino Antonio de la Rúa, com quem teve um relacionamento amoroso por 11 anos.

Além de ser uma confissão de seus sentimentos em relação ao filho do ex-presidente argentino Fernando de la Rúa, a música também descreve alguns momentos que eles passaram durante seu namoro.

“Conheci-te num dia de janeiro, com a lua no meu nariz. E como vi que eras sincero, perdi-me nos teus olhos”, canta a intérprete no início, revelando que foi no primeiro mês do ano que ambos se conheceram.

De acordo com o ‘Infobae’, não se sabe exatamente quando eles se conheceram, mas o primeiro encontro deles foi em um jantar onde ela apresentava ‘¿Dónde están los ladrones?’ em Buenos Aires, em 2000.

Depois que a colombiana e o argentino confirmaram seu romance, ambos monopolizaram as manchetes de seus países de origem. Especialmente na Argentina, onde estava ocorrendo uma crise.

Na verdade, a situação crítica acabaria obrigando o ex-presidente De la Rúa a renunciar à presidência, em 2001. A situação foi difícil para a família do político, incluindo seu filho Antonio.

“Eu encontrei vários arranhões que te fizeram por aí, mas meu amor louco é o seu melhor médico. Vou curar sua alma em luto, vou deixar você como novo e tudo vai passar, logo verá o sol brilhar”, entoa Shakira na música, referindo-se ao apoio que dava ao seu então parceiro naquela época.

Em outro verso do single, a vencedora do Grammy reforça isso ao cantar: “e mesmo que você tenha sido um estrangeiro até em seu próprio país”. Ela também destaca suas diferenças ao falar com a frase: “se eu te digo, ‘como você diz?’, você ainda diz, ‘o que você diz?’ E chora de emoção, ouvindo um bandoneón”.

Além disso, a artista deixa clara suas intenções com a música dedicada ao seu ex-namorado ao confessar: “conheço a razão que faz doer seu coração, por isso quis fazer essa música para você”.

Apesar do amor e devoção demonstrados por Shakira em “Día de enero” e em outras músicas dedicadas a De la Rúa, as coisas entre eles não funcionaram e colocaram um ponto final em sua história de amor em 2011.

Shakira então lançou um comunicado anunciando a separação e deixou claro que estavam se separando de forma amigável. "Antonio continua atento aos negócios e aos interesses da minha carreira...", declarou.

"Nós avançamos como parceiros, trabalhando lado a lado e em estreita comunicação. Nossa amizade e compreensão são inquebrantáveis e indestrutíveis", acrescentou no texto.

No entanto, tudo se complicou em 2012, quando De la Rúa a processou solicitando uma quantia substancial de dinheiro por ter - segundo ele - contribuído para o seu sucesso internacional. Shakira venceu o caso.

Apesar de tudo, numa entrevista em 2013, ele expressou com amor pela sua famosa ex. “Da minha parte, não há nenhuma pendência pessoal com Shakira. Vejo-a feliz e isso me faz feliz”, disse na ‘W Radio’.

“Ele alcançou muitas coisas que queria, como formar uma família. Só posso desejar-lhe tudo de melhor (...). Para mim, é uma alegria vê-la bem, suponho que para ela será o mesmo”, concluiu.

Últimas Notícias