Ao longo de mais de três décadas de carreira artística bem-sucedida, Shakira lançou inúmeras músicas de amor que marcaram os corações de gerações de audiências ao redor do mundo.
No entanto, uma das mais conhecidas é "Día de enero", uma música que foi lançada como single promocional de seu álbum "Fijación Oral Vol. 1" (2005) na América Latina no início de 2006.
Durante os mais de 15 anos que se passaram desde que foi ouvida pela primeira vez no rádio, centenas de pessoas ao redor do mundo cantaram e dedicaram os versos deste single aos seus entes queridos.
No entanto, nem todos os que a cantaram conhecem a história por trás dessa música tão pessoal para a cantora que a escreveu, produziu e cantou no início dos anos 2000.
Qual é a história por trás da música?
Shakira compôs ‘Día de enero’ entre os anos de 2002 e 2004. A música é uma carta de amor para o advogado argentino Antonio de la Rúa, com quem teve um relacionamento amoroso por 11 anos.
Além de ser uma confissão de seus sentimentos em relação ao filho do ex-presidente argentino Fernando de la Rúa, a música também descreve alguns momentos que eles passaram durante seu namoro.
“Conheci-te num dia de janeiro, com a lua no meu nariz. E como vi que eras sincero, perdi-me nos teus olhos”, canta a intérprete no início, revelando que foi no primeiro mês do ano que ambos se conheceram.

