Entretenimento

BBC suspende financiamento de projeto de David Walliams após polêmica no "BGT"

Comediante e escritor perde financiamento da BBC para série de animação

Imagem: Instagram

A BBC tomou uma decisão drástica em relação ao renomado comediante David Walliams, cortando parte do financiamento de um de seus projetos devido a uma controvérsia gerada por comentários explícitos feitos no programa Britain's Got Talent (BGT).

ANÚNCIO

Documentos do Tribunal Superior revelam que Walliams alega que a Corporação retirou o dinheiro destinado a uma série de animação baseada em seu livro "Gangsta Granny", de 2011, devido à "publicidade negativa". Esse acontecimento está no centro de uma batalha legal de 10 milhões de euros com a produtora BGT Fremantle.

No ano passado, o comediante de 52 anos deixou o programa da ITV após a divulgação de comentários explícitos que fez fora das telas, referentes aos concorrentes.

Walliams alega que não tinha conhecimento de que esses comentários poderiam ter sido gravados e transcritos, e acusa a Fremantle de violação das regras de proteção de dados.

No entanto, fontes próximas ao caso apontam que, em abril de 2018, a BGT anunciou que todas as câmeras estariam operando 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que lança dúvidas sobre a alegação do comediante.

Segundo o Mirror, a BBC já havia adaptado sete dos livros infantis mais vendidos de Walliams nos últimos 11 anos. O projeto mais recente, intitulado "Gangsta Granny Strikes Again" e lançado em dezembro do ano passado, contou com a participação de Walliams, Sheridan Smith, Kevin Bishop e Griff Rhys Jones. Apesar de uma série baseada em "Gangsta Granny" estar em desenvolvimento, a BBC ainda não a encomendou oficialmente.

Embora Walliams tenha conseguido garantir financiamento adicional, além da contribuição inicial da BBC, fontes da Corporação se recusam a confirmar se a série será finalmente encomendada.

ANÚNCIO

Entretanto, pessoas próximas a Walliams afirmam que a produção está progredindo conforme o planejado e que em breve será transmitida pela BBC.

De acordo com documentos apresentados pelo advogado de Walliams, escolas, bibliotecas e lojas retiraram os livros do autor das prateleiras após a divulgação dos comentários, resultando em uma queda nas vendas e nas receitas provenientes de royalties.

A produtora Fremantle expressou sua esperança de resolver a situação de maneira amigável, mas deixou claro que, se necessário, se defenderá vigorosamente. A controvérsia continua a envolver um dos autores infantis mais vendidos do Reino Unido e seu relacionamento com a BBC, aguardando desenvolvimentos futuros tanto no âmbito legal quanto na produção televisiva.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias