Entretenimento

História da Boate Kiss ganha nova série; saiba onde assistir

Dividida em episódios, a produção traz detalhes da maior tragédia de Santa Maria

Há 10 anos, um incêndio durante uma festa na Boate Kiss, uma casa noturna em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, matou 242 pessoas e deixou mais de 600 feridos, a maioria jovens universitários.

Agora, a série documental “Boate Kiss - A Tragédia de Santa Maria” conta um pouco mais da história e a luta por justiça dos sobreviventes e dos pais das vítimas. Em cinco episódios, a produção, que estreou nesta sexta-feira (27), no Globoplay, refaz, passo a passo, a sucessão de acontecimentos que levaram à morte de tantos jovens e mostra as reviravoltas de um processo judicial cujo desfecho permanece imprevisível.

O repórter Marcelo Canellas e equipe gravam em frente ao local onde funcionava a Boate Kiss

A série documental é conduzida e dirigida pelo repórter Marcelo Canellas, que passou a infância e a adolescência em Santa Maria, tendo se formado na mesma universidade federal onde boa parte das vítimas estudava.

Recomendados

“A nossa ideia inicial era contar a história da Boate Kiss, tendo o julgamento como pano de fundo, imaginando que o julgamento iria chegar a um desfecho. No entanto, não houve esse desfecho porque o julgamento foi anulado. É uma história de luta de um grupo de mães, pais e sobreviventes pela Justiça”, disse ele.

A série reúne imagens inéditas do incêndio e depoimentos de testemunhas que presenciaram aquela madrugada de horror e narra os desdobramentos da tragédia sob o ponto de vista dos sobreviventes e das famílias submetidas a uma longa espera pela responsabilização dos culpados da morte de seus filhos.

Marcelo Canellas entrevista os presidentes da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria

“Ela mostra como esse sofrimento ficou sendo remoído ao longo do tempo e retornando como se fosse algo sem fim”, conta Canellas que, ao longo desses 10 anos, foi à cidade universitária gaúcha inúmeras vezes para cobrir os desdobramentos do caso.

“Embora já esteja há 30 anos fora de Santa Maria, a minha relação com ela nunca se desfez, sempre se manteve muito próxima. E, obviamente, que, durante todo esse tempo, acabei construindo laços de amizade com as famílias”, afirma.

LEIA TAMBÉM: BBB 23: Fred Nicácio volta ao reality e não poupa ninguém: “Cobra criada”

A equipe acompanhou todo o julgamento que levou os réus à prisão, mas acabou sendo anulado oito meses depois: “Eu vejo o que aconteceu em Santa Maria como uma grande alegoria do Brasil. De como o nosso país – seja nos meandros das instâncias judiciais, seja na forma como a sociedade reage – lida com uma tragédia desta dimensão. Essas famílias merecem que suas histórias não sejam esquecidas”, disse Canellas.

Marcelo Canellas entrevista os irmãos sobreviventes da tragédia Delvani Brondani Rosso e Jovani Brondani Rosso (da esquerda para direita)

A série “Boate Kiss - A Tragédia de Santa Maria” é uma produção feita em parceria com a TV OVO, coletivo de audiovisual de Santa Maria.

A produção foi dirigida por Marcelo Canellas e conta com o roteiro de Fernando Rinco e Gabriel Mitani, direção de produção de Clarissa Cavalcanti e produção de Andrey Frasson.

LEIA TAMBÉM: Anitta pega pesado e cena quente gera reações nas redes sociais; confira

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos