Foram dois anos sem, mas agora ela está de volta: a 38ª Festa da Uva de Jundiaí retorna à cidade da Grande São Paulo na próxima semana, para a tradicional colheita da fruta.
ANÚNCIO
São mais de 250 atrações culturais, mas o ponto alto da festa é a cerimônia da pisa da uva, em que os visitantes participam de uma experiência do processo de criação de vinhos.
“A festa é formada pelos empreendedores e pela comunidade de nossa cidade. São vinícolas, artesãos do Programa Jundiaí Feito à Mão, associações, cooperativas que se reúnem para manter e reverberar a tradição da uva e do vinho em nossa cidade e mostrar tudo isso para os turistas”, explica a diretora de turismo da Prefeitura de Jundiaí, Marcela Moro.
Além disso, o festival oferece exposições de frutas, venda de vinhos, espumantes e produtos artesanais, workshops enogastronômicos, apresentações de teatro, bandas e espaço para crianças.
+ Agenda: David Bowie ganha homenagem em sessões de filmes do Cine Belas Artes
A expectativa dos organizadores é bater recorde de público. Em 2020, última edição realizada antes da interrupção causada pela pandemia de covid-19, a festa contou com mais de 205 mil pessoas ao longo de toda sua realização.
A Festa da Uva é realizada simultaneamente com a Expo Vinhos. Ela acontece em três pavilhões, Espaço Bem-Vindo, Vila do Vinho e Pavilhão das Frutas.
ANÚNCIO
O evento acontece ao longo de quatro finais de semana, entre os dias 12 de janeiro e 5 de fevereiro, sempre às sextas-feiras, sábados e domingo - exceto a abertura, que será realizada na quinta-feira.
Os horários variam: às sextas-feiras, é realizada das 18h às 22h; aos sábados, das 10h às 22h; e aos domingos, das 10h às 21h.
A Festa da Uva de Jundiaí acontece no Parque Comendador Antônio Carbonari, que está localizado na Avenida Jundiaí, s/n - Anhangabaú, Jundiaí.
Leia também: Governador do Rio Grande do Sul ‘inaugura’ novo título: “primeiro-cavalheiro”