Entretenimento

Dama de honra da rainha Elizabeth II morreu um dia antes do funeral da monarca

Lady Mary Russell foi uma das damas de honra da coroação de Elizabeth II, em 1953.

No dia de sua coroação, a rainha usava um vestido que entrou para a história, sendo considerado um dos vestidos mais luxuosos de monarcas de todos os tempos.

Uma das damas de honra que estiveram na coroação da rainha Elizabeth faleceu dia 18 de setembro, um dia antes do funeral de estado da rainha Elizabeth II. Lady Mary Russell tinha 88 anos e a seção do obituário do Times noticiou sua morte.

O obituário de Lady Mary Russell informava que ela faleceu “pacificamente”, assim como foi informado no comunicado oficial da morte da rainha Elizabeth II. Lady Mary foi casada e teve cinco filhos e 12 netos.

Elizabeth II casou-se na Abadia de Westminster em 1953 e Lady Mary era a mais jovem de suas seis damas de honra presentes na coroação. Com apenas 19 anos, ela foi uma das seis damas que usavam vestidos prateados bordados com longas luvas de seda e tiaras enquanto seguravam o trem de seis jardas da rainha por Westminster Mosteiro.

O pai de Lady Russell, o Conde de Haddington, era amigo de infância da Rainha Mãe da Escócia.

No dia de sua coroação, a rainha usava um vestido que entrou para a história, sendo considerado um dos vestidos mais luxuosos de monarcas de todos os tempos. O vestido foi desenhado por Sir Norman Hartnell, o mesmo estilista que fez seu vestido de noiva em 1947 e desenhou seus vestidos de damas de honra.

O design incluía uma verdadeira honra ao país: o vestido tinha flores bordadas para representar o Reino Unido e os países da Commonwealth, que foram produto do pedido da própria rainha Elizabeth. Todos os bordados adicionaram tanto peso ao vestido que estima-se que pesasse mais de 4,9kg.

Em uma entrevista anterior, Lady Russell relembrou o dia da coroação da rainha dizendo: “Foi impressionante e comovente - especialmente durante a unção. Foi um momento incrível, mas tudo o que eu conseguia pensar era o quão pesado era o bordado”.

A honra de ser escolhida como dama de honra não passou despercebida a Lady Russell. “De todas as meninas da nossa idade no país, nós seis fomos escolhidas para carregar o trem da rainha e isso significou muito”, disse ela.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos