Kate Middleton e o príncipe William estão em nova turnê internacional. O duque a duquesa de Cambridge viajaram no último final de semana a Belize, que fica na América Central. Após um voo de 11 horas, eles aterrissaram na base área da Força Aérea Real da Inglaterra.
ANÚNCIO
“Chegando em Belize, a primeira parada da nossa turnê pelo Caribe! 🇧🇿 🇯🇲 🇧🇸”, o casal legendou uma foto pessoal no Instagram que os mostrava de dentro do avião.
William e Kate foram recebidos pelo governador-geral de Belize, Froyla Tzalam e seu marido Daniel Mendes. A comitiva que acompanha o casal, de cerca de 15 pessoas, dentre membros da imprensa e funcionários, acompanha os dois durante essa turnê em nome da rainha Elizabeth II.
Veja também: Jornalista critica príncipe William sobre a guerra: “Deveria ler sobre sua família”
Mas, nem tudo são flores. William e Kate tiveram que cancelar uma visita a uma fazenda de cacau em uma região indígena de Belize, conforme planejado na viagem ao Caribe de oito dias. A informação foi confirmada pelo governo de Belize na última sexta-feira, 18. A mudança de planos acontece depois que moradores locais fizeram um protesto contra a chegada dos membros da realeza britânica.
A visita ao país caribenho acontece por conta da programação do Jubileu de Platina da Rainha, que celebra os 70 anos de reinado da monarca do Reino Unido. A conta oficial dos Cabridge no Twitter publicou fotos e vídeos de ambos na companhia de cidadãos da comunidade Garifuna.
Além disso, segundo informações do Independent UK, um protesto está sendo agendado para a próxima terça-feira, 22. Os manifestantes estão se organizando para ocupar as ruas do entorno do Alto Comissariado Britânico, na capital da Jamaica, a cidade de Kingston. Eles pedem reparações pela escravidão, que incluem um pedido de desculpas e uma compensação da Coroa britânica. O protesto também relembra o 60º aniversário da independência da Jamaica.
ANÚNCIO
O protesto é organizado pela Advocates Network, uma coalizão de direitos humanos de ativistas jamaicanos e organizações de igualdade.
O roteiro de Kate e William prevê visita a três países que foram ex-colônias do Reino Unido e que, até hoje, são países membros da Commonwealth, nações onde a rainha Elizabeth é monarca e chefe de estado. Os três países são Belize, Jamaica e Bahamas.
A visita deles acontece em um momento onde há um crescente enfrentamento entre grupos políticos locais e os laços do império Britânico com suas ex-colônias.