Entretenimento

Fábio Porchat se defende após acusações de pedofilia em filme

Ator vem sendo criticado nas redes sociais por seu personagem Cristiano, que tenta abusar dos garotos no longa ‘Como se Tornar o Pior Aluno da Escola’

Fábio Porchat fala sobre acusações em pedofilia
Fábio Porchat fala sobre acusações em pedofilia Reprodução

O ator e apresentador Fábio Porchat se defendeu na última segunda-feira (14) das acusações de pedofilia que tem sofrido nas redes sociais por conta do filme “Como se Tornar o Pior Aluno da Escola”, de 2017.

ANÚNCIO

Em entrevista à coluna LeoDias, Porchat fez questão de lembrar que seu personagem no longa é um vilão e que foi contratado para trabalhar na produção, sem qualquer vínculo com a concepção da obra.

“Vamos lá: como funciona um filme de ficção? Alguém escreve um roteiro e pessoas são contratadas para atuarem nesse filme. Geralmente o filme tem o mocinho e o vilão. O vilão é um personagem mau. Que faz coisas horríveis. O vilão pode ser um nazista, um racista, um pedófilo, um agressor, pode matar e torturar pessoas”, afirmou o ator.

Recomendados

Porchat lembrou de outros personagens malvados que marcaram época. “O Marlon Brando interpretou o papel de um mafioso italiano que mandava assassinar pessoas. A Renata Sorah roubou uma criança da maternidade e empurrava pessoas da escada. A Regiane Alves maltratava idosos. Mas era tudo mentira, tá gente? Essas pessoas na vida real não são assim.”

Ainda segundo Porchat, retratar temas polêmicos em produções do audiovisual não é o mesmo que fazer apologia ao crime. “Quando o vilão faz coisas horríveis no filme, isso não é apologia ou incentivo àquilo que ele pratica, isso é o mundo perverso daquele personagem sendo revelado. Às vezes é duro de assistir, verdade. Quanto mais bárbaro o ato, mais repugnante. Agora, imagina se por conta disso não pudéssemos mais mostrar nas telas cenas fortes como tráfico de drogas e assassinatos? Não teríamos o excepcional Cidade de Deus? Ou tráfico de crianças em Central do Brasil? Ou a hipocrisia humana em O Auto da Compadecida. Mas ainda bem que é ficção, né? Tudo mentirinha”, finalizou.

Entenda a polêmica

Danilo Gentili e Fábio Porchat estão sendo criticados pelo filme “Como se Tornar o Pior Aluno da Escola”, baseado no livro homônimo escrito pelo ex-CQC (Custe o Que Custar) e que conta a história de Bernardo, interpretado por Bruno Munhoz, e Pedro, vivido por Daniel Pimentel, dois adolescentes que decidem seguir um manual de instruções para instalar o caos na escola.

Na trama, Porchat interpreta Cristiano, um pedófilo que tenta abusar dos garotos. “Vamos esquecer isso tudo, deixar isso de lado? A gente esquece o que aconteceu e, em troca, vocês batem uma punheta pro tio”, diz o personagem, que também coloca a mão de um dos meninos em seu pênis na cena.

Danilo, um dos roteiristas do filme, também está no longa na pele do autor do manual para ser o pior aluno de uma escola. Assim como Porchat, vem sofrendo duras críticas. Como resposta, disse que sente “orgulho” de ter conseguido “desagradar” tanto os petistas quanto os bolsonaristas e falou em “falso moralismo”.

Tags

Últimas Notícias