Os castelos de contos de fadas rodeiam as histórias dos filmes e séries, mas muitos não ficam apenas no imaginário e nas telas dos cinemas. Um levantamento da Booking exibe seis destinos reais que inspiraram alguns dos desenhos animados mais amados de todos os tempos.
De castelos repletos de torres, passando por palácios antigos. Confira abaixo a lista completa!
Alemanha: Castelo de Neuschwanstein

Na Baviera, o Castelo de Neuschwanstein é um edifício histórico do século 14 localizado nos Alpes Bávaros. Além de ser um dos castelos mais fotografados do mundo, ele serviu de inspiração para uma das principais atrações do parque temático mais famoso da Flórida.
Suas torres e espiráculos também influenciaram o castelo do clássico desenho animado de 1959, que conta a história de uma princesa condenada a dormir por 100 anos após ter o dedo picado pelo fuso de uma roca encantada.
França: Monte Saint-Michel

Na Normandia, o Monte de Saint-Michel inspirou a história da Rapunzel. Patrimônio Mundial da Unesco é um dos pontos turísticos mais bonitos da França.
A maré alta faz com que o lugar fique periodicamente isolado do continente, mas os mais aventureiros podem chegar até lá durante a maré baixa. Quando a maré sobe, o afloramento rochoso é cercado pela água e se transforma em uma ilha mística e muito fotogênica, especialmente durante o nascer do sol.
Espanha: Alcázar de Segóvia

A robusta fortaleza de Alcázar de Segóvia inspirou o castelo da vilã de “Branca de Neve e os Sete Anões”, o primeiro desenho animado em cores e com som do mundo, lançado em 1937.
A cerca de 1h30 ao norte de Madri, essa residência real é um dos locais históricos mais visitados da Espanha, graças à sua posição imponente, no topo de um afloramento rochoso.
Escócia: Castelo de Eilean Donan

No Reino Unido, o Castelo de Eilean Donan, do século 13, inspirou o filme “Valente”, da princesa ruiva Mérida. O filme conta a história dessa princesa escocesa determinada a escrever seu próprio destino.
Suíça: Château de Chillon

Próximo ao Lago Léman, o Château de Chillon é a inspiração para o castelo do príncipe de “A Pequena Sereia”, desenho criado em 1989.
Na história, originalmente escrita por Hans Christian Andersen, a jovem sereia Ariel troca sua voz pela chance de se tornar humana e conquistar seu querido príncipe.
Na vida real, o palácio é cercado por um fosso natural. Aberto ao público, nas dependências é possível aprender sobre a longa história do castelo e apreciar a vista dos Alpes.
China: Cidade Proibida

Construída em 1420 pelo terceiro imperador da dinastia Ming, a Cidade Proibida, em Pequim, é um complexo palaciano no centro da Cidade Imperial, que inspirou o musical “Mulan”.
Criada em 1998, a animação traz uma jovem chinesa que se disfarça de homem para ocupar o lugar de seu pai no exército.
Hoje, a Cidade Proibida, que já foi o palácio imperial de duas dinastias chinesas (Ming e Qing), é um museu de arte histórica chinesa.

