Entretenimento

São Paulo, 468 anos: aniversário inicia festejos da Semana Modernista de 1922

Secretária de Cultura Aline Torres fala sobre expectativas para comemorações do centenário do Modernismo brasileiro

Em 2022, a cidade de São Paulo comemora 468 anos de sua fundação. Poucas semanas depois, outro marco cultural celebrará seu primeiro centenário: a Semana de Arte Moderna, realizada em 1922 no Theatro Municipal.

Palco de importantes manifestações sociais e culturais, São Paulo foi o centro do movimento que transformou a arte brasileira 100 anos atrás. Mesmo hoje, a capital paulista se mantém como sede de diversos acontecimentos históricos do país.

Por consequência, São Paulo prepara uma extensa comemoração nos próximos dias: as celebrações de ambas as datas começam neste sábado (22), mas os eventos que festejam o Modernismo brasileiro devem cumprir uma agenda de 100 dias, seguindo até o dia 1º de maio, Dia do Trabalhador.

Recomendados

“Diferentemente do que aconteceu há 100 anos, quando as elites e a classe acadêmica se reuniram para realizar a Semana de Arte Moderna, dessa vez a inovação cultural da cidade vem de dentro das periferias”, destaca a secretária municipal de Cultura de São Paulo, Aline Torres, em entrevista ao Metro World News.

A ideia do órgão da Prefeitura de São Paulo é trazer comunidades periféricas para o centro da produção cultural neste centenário. “É quem está fazendo nossa produção cultural. Não precisou da Academia, é uma produção espontânea, intensa, histórica, ancestral”, reforça Torres.

Nestes quatro dias que formam o feriado de aniversário da cidade, as comemorações se concentram no Centro Cultural São Paulo, com shows em outros quatro espaços no domingo (23): Casa de Cultura Vila Guilherme, na zona norte; Casa de Cultura Hip Hop Leste, na zona leste; Casa de Cultura M’Boi Mirim, na zona sul; e Casa de Cultura do Butantã, na zona oeste. Todos têm entrada gratuita.

Por conta do aumento do número de casos de covid-19 na capital paulista, os eventos foram levados para espaços em que seja possível ter um controle sobre limite de público e adequação aos protocolos sanitários, como uso de máscaras e comprovação de vacina. Confira a programação completa ao final da matéria.

LEIA TAMBÉM:

Projeto 22+100

O Projeto 22+100, que celebra o Modernismo brasileiro, foi iniciado no ano passado, com uma série de diálogos entre o diretor do Theatro Municipal de São Paulo, Hugo Possolo, e artistas e produtores culturais.

Este ano segue com uma programação de performances, shows, espetáculos e intervenções artísticas por toda a cidade. O Museu de Arte de Rua, por exemplo, deve receber novas obras com o tema do Modernismo. Já a Vila Itororó terá apresentações de rodas de samba.

Cem esculturas temporárias de artistas ligados ao modernismo - ou “novo modernismo” - serão espalhadas pela cidade. Segundo a secretária, elas poderão ser incorporadas aos equipamentos culturais posteriormente, após as comemorações do centenário. Elas acompanharão uma atividade de gamificação por QR Code, em que o público poderá usar um aplicativo para conhecer mais da história dos homenageados e juntar pontuação, para entrar na lista de modernistas.

A Secretaria Municipal de Cultura propõe uma troca para essa celebração: trazer as periferias aos palcos centrais da capital paulista, ao passo que artistas reconhecidos entram na periferia. Esse movimento acontece até mesmo na gestão cultural da cidade, como bem realça a secretária.

“Eu mesmo sou uma nova modernista. Quando você poderia imaginar que a grande classe pensadora da cultura, da equipe branca da cidade de São Paulo seria dirigida por uma mulher negra, periférica? Eu apresento esse modernismo”, sublinha Aline Torres.

Para dar conta da imensa programação nestes 100 dias, a Secretaria Municipal de Cultura contará com parcerias das instituições geridas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

O encerramento das comemorações do centenário deve se dar através de um show, previsto para acontecer no Vale do Anhangabaú, no dia 1º de maio.

Programação Modernismo 22+100 no Aniversário de São Paulo

Centro - Centro Cultural São Paulo

Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso

22/01 (sábado)

16h - Espetáculo Os MeQueTreFe (Cia. Parlapatões)

18h - Cortejo Trovadores Urbanos

18h - Mostra de Cinema Modernismo 22+100 e Aniversário de São Paulo: “Limite”

19h - Show de Badsista

20h10 - Mostra de Cinema Modernismo 22+100 e Aniversário de São Paulo: “Macunaíma”

23/01 (domingo)

16h - Espetáculo Circo Charanga (Cia La Mínima)

16h - Mostra de Cinema Modernismo 22+100 e Aniversário de São Paulo: “Mar de Rosas”

17h45 - Mostra de Cinema Modernismo 22+100 e Aniversário de São Paulo: “Das Tripas Coração”

18h - Espetáculo Clube do Balanço convida Paula Lima

19h40 - Mostra de Cinema Modernismo 22+100 e Aniversário de São Paulo: “Sonho de Valsa”

25/01 (terça-feira)

18h - Cinema: São Paulo Sociedade Anônima

18h30 - Performance 22+100 - Mário de Andrade, com Pascoal da Conceição e Wesley Leal

19h - Show de Metá Metá

19h45 - Mostra de Cinema Modernismo 22+100 e Aniversário de São Paulo: “O Caso dos Irmão Naves”

Sem horário - Bandeira 22 (Coletivo SHN)

Extra: Espetáculo A Mulher Só (Cia. Base), no Shopping Light

Todos os dias

Das 18h às 22h - Intervenção por Projeção Mapeada “Memórias Insurgentes” – Coletivo Coletores

Zona Norte - Casa de Cultura Vila Guilherme

Praça Oscár da Silva, 110 - Vila Guilherme

23/01 (domingo)

18h - Show de Rodrigo Ogi

Zona Leste - Casa de Cultura Hip Hop Leste

Rua Sara Kubitscheck, 165 A - Cidade Tiradentes

23/01 (domingo)

20h30 - Show de Nill

Zona Oeste - Casa de Cultura do Butantã

Avenida Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri Peri

23/01 (domingo)

20h - Show de Autoramas

Zona Sul - Casa de Cultura M´Boi Mirim

Avenida Inácio Dias da Silva, s/nº - Piraporinha

23/01 (domingo)

19h - Show de Peixelétrico

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos