Entretenimento

São Paulo ganha escola técnica de dança em 2022

Escola de Dança Ismael Ivo ficará localizada no Complexo Cultural Júlio Prestes

Antes de encerrar 2021, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo anunciou sua última novidade: a criação de uma escola técnica de dança na capital. A primeira turma está prevista para o segundo semestre deste ano.

A nova instituição ficará localizada no Complexo Cultural Júlio Prestes, no centro de São Paulo, e levará o nome do cenógrafo e bailarino Ismael Ivo, vítima da covid-19. O prédio também é sede da Sala São Paulo e da Estação Pinacoteca.

“Trata-se de uma justa e bela homenagem ao grande Ismael Ivo, muito importante para a dança de São Paulo e do Brasil. Será a principal escola de dança da América Latina”, afirmou o secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, em anúncio realizado na última quinta-feira (30).

A São Paulo Escola de Dança Ismael Ivo - Centro de Formação em Artes Coreográficas será conduzida pela Associação Pró-Dança (APD), mesma organização que gere a São Paulo Companhia de Dança (SPCD). Deve seguir a mesma linha da São Paulo Escola de Teatro, que tem como objetivo direcionar os alunos ao mercado de trabalho.

Os cursos serão todos de nível técnico e terão duração de dois anos. São cinco opções: Dança e Performance; Dramaturgia para a Dança; Figurino para a Dança; Multimídia em Dança; e Produção e Gestão Cultural. Também haverá ofertas de cursos de aperfeiçoamento.

Ismael Ivo foi cenógrafo, figurinista, ator, bailarino e autor. Era um dos principais nomes da dança contemporânea no Brasil e no mundo: esteve à frente de grandes companhias e eventos internacionais. Entre os muitos cargos que exerceu, foi diretor e curador da Bienal de Veneza e o primeiro estrangeiro a dirigir o Teatro Nacional Alemão. Ivo morreu aos 66 anos, em abril de 2021, após complicações da covid-19.

LEIA TAMBÉM:

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos